ELEIÇÕES 2024

Pablo Marçal e Malafaia trocam farpas por Moraes e Bolsonaro

Ex-coach causou uma hecatombe na ultradireita e deixou aliados do ex-presidente em curto circuito diante do morde e assopra de Bolsonaro

Silas Malafaia, Bolsonaro, Alexandre de Moraes e Pablo Marçal.Créditos: Presidência da República / Reprodução de vídeo YouTube
Escrito en BRASIL el

A entrada de Pablo Marçal (PRTB) na disputa à prefeitura de São Paulo provocou uma hecatombe na ultradireita neofascista que apoia Jair Bolsonaro (PL) e está tendo reflexos até em ícones do bolsonarismo, que estão se engalfinhando nas redes sociais com o coach.

Desde sexta-feira (16), o ex-coach tem dividido os ataques a adversários na campanha com a troca de farpas desencadeada com Silas Mafaia na rede X.

Conselheiro "espiritual" de Bolsonaro, Malafaia desferiu o primeiro ataque usando "as denúncias gravíssimas da folha de SP sobre o ditador da toga Alexandre de Moraes".

"É amiguinho dele ? Porque você foi na posse dele no TSE?", indagou Malafaia, emendando que "você nunca me enganou e não ser agora que vai me enganar".

De forma irônica, Marçal chamou Malafaia de "homem de Deus", dizendo que teve no evento com a presença de ex-presidentes, incluindo "Bolsonaro, Lula, e outros + 24 governadores".

"Pode mirar seu canhão agora no Pacheco pra ele respeitar a vontade dos Senadores", emendou falando da pressão de bolsonaristas para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), colocar em pauta o impeachment do ministro do STF.

Em seguida, Marçal colocou uma foto de Bolsonaro dando risada ao lado de Moraes. "Foi nesse evento aqui pastor".

No sábado, Malafaia teve novo surto nas redes, chamando Pablo Marçal em letras garrafais.

"Você perdeu a chance de ficar calado . Você quis insinuar no seu Twitter que desconfia das denúncias da folha de SP , por estarem todos contra Alexandre de Moraes", escreveu.

"Você quis sim defender o ditador Alexandre de Moraes lançando dúvida sobre a veracidade das denúncias . Não tente desviar o assunto que você não está tratando com idiota . Meu conselho para você . Pv 17.28 até o tolo quando se cala se passa por sábio", emendou.

Implosão

Nas redes e grupos de aplicativos, os bolsonaristas radicais estão entrando em curto circuito com o morde e assopra entre Bolsonaro e Marçal.

Parte dos apoiadores de Bolsonaro ainda seguem a orientação "oficial", aliando-se a Ricardo Nunes (MDB), mesmo após o prefeito paulistano ser criticado por fazer campanha para Joice Hasselmann (Podemos), candidata a vereadora e considerada "traidora" pelo clã Bolsonaro.

Já o ex-presidente tem feito elogios públicos a Pablo Marçal, enquanto em comunicados divulgados por jornalistas simpáticos a ele critica o "ex-coach" e defende voto em Nunes.

Na sexta-feira, em entrevista a uma rádio de Natal, Bolsonaro rifou Nunes dizendo que preferia ter como candidato Ricardo Salles (Novo) e só apoia o atual prefeito por ter indicado o vice, o coronel Mello Araújo (PL).

. "Esse é meu vice que está lá. Fechei com o Ricardo Nunes. Não é meu candidato dos sonhos, mas eu tenho um compromisso e vou ajudá-lo onde for possível".

Em seguida, sem ser indagado, o ex-presidente rasga elogios a Marçal, que vem disputando o eleitorado da direita com Nunes.

"E lá tem uma figura nova, o Pablo Marçal, que fala muito bem, uma pessoa inteligente, tem suas virtudes. Não tem experiência, mas faz parte", emendou Bolsonaro.

Já nesta segunda-feira (19), após a repercussão de sua fala, a jornalista Raquel Landim, ex-Jovem Pan, divulgou em sua coluna no portal Uol que o ex-presidente enviou um vídeo para a sua lista de transmissão de contatos de WhatsApp neste sábado (17) reafirmando seu apoio a Nunes.

"Certas coisas você não precisa experimentar para saber que é um produto estragado. Meu candidato em São Paulo é Ricardo Nunes. Jair Bolsonaro", diz a mensagem, segundo a jornalista.