Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade de São Paulo pode ter a temperatura mais baixa registrada no ano nesta quarta-feira (14). A previsão é de mínima de 5°C, com elevação no decorrer do dia e máxima de 23°C.
O Inmet também emitiu um alerta sobre possibilidade de geada entre 3h e 7h da manhã na região do estado que faz divisa com o sul de Minas Gerais, incluindo Campinas e Vale do Paraíba.
Te podría interesar
Também há alerta de índices de baixa umidade relativa do ar entre 11h e 19h na maior parte do estado de São Paulo, com variações entre 30% e 20%. O instituto lembra que é importante beber bastante líquido e evitar o desgaste físico nas horas mais quentes do dia, evitando a exposição ao sol.
Por que tanto frio?
Em vídeo, a meteorologista do Climatempo Josélia Pegorim explica o porquê das quedas bruscas de temperatura nos últimos dias.
"A circulação de ventos sobre o Hemisfério Sul permitiu que essa bolha muito frio saísse da Antártica e chegasse até a América do Sul", explica. "Isso acontece normalmente nessa época do ano, e nós chamamos de massa de ar frio de origem polar, que está passando agora pelo Brasil."
Segundo a meteorologista, o centro dessa massa polar, que é a região mais fria, continua sobre o Sul do Brasil. Na quarta-feira, haverá um deslocamento e ela passa pela costa da Região Sudeste e depois, a partir de quinta-feira, o frio mais intenso se afasta do Brasil.
"Então, na tarde de quinta-feira, nós já teremos uma grande elevação de temperatura. Vai ser bastante perceptível, mas as madrugadas ainda ficam frias. Não geladas como nós estamos sentindo agora, mas, quinta, sexta-feira e no próximo fim de semana, ainda teremos temperaturas em torno dos 10°C, de manhã cedinho, em muitas áreas do Sudeste, até do Centro-Oeste e mesmo do Sul do Brasil", pontua.
E ainda pode esfriar mais até o fim do mês? A resposta é sim. "Nós ainda poderemos ter a passagem de outra massa polar forte sobre o Brasil", aponta a meteorologista.