O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) anunciou nesta quinta-feira (01), por meio de uma coletiva de imprensa, que mais parecia um velório, que desistiu de disputar a prefeitura da cidade de São Paulo. Kataguiri afirmou que foi "desistido e sabotado" pelo seu partido.
"Fui desistido e sabotado pelo meu partido [...] em razão disso, não disputarei eleições. A partir do momento em que a minha candidatura alcançou 9% na pesquisa Quaest, a minha candidatura deixou de ser interessante para o presidente do partido [...] eu não vou participar dessa armadilha que vai ser a decisão, que já é um jogo de cartas marcadas do diretório municipal do União Brasil", declarou Kim Kataguiri durante coletiva.
Te podría interesar
Em seguida, Kim Kataguiri afirmou que o seu partido, o União Brasil, preferiu "ser coadjuvante" na disputa pela prefeitura de São Paulo. "Mas eu quero dizer que vou participar ativamente das eleições municipais e que o meu plano de governo vai ser levado em frente", disse.
Por fim, Kim Kataguiri disparou ataques contra o pré-candidato Guilherme Boulos (PSOL) e declarou apoio à reeleição de Ricardo Nunes (MDB).
Te podría interesar
Quaest aponta empate triplo entre Nunes, Boulos e Datena na disputa pela prefeitura de São Paulo
Pesquisa Genial/Quaest sobre a disputa pela prefeitura de São Paulo (SP) divulgada nesta terça-feira (30) aponta que há um empate triplo na liderança. O atual prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), aparece no principal cenário simulado pela pesquisa com 20% das intenções de voto. Já o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o apresentador José Luiz Datena (PSDB) somam 19% cada.
Como a margem de erro do levantamento é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, Nunes, Boulos e Datena estão tecnicamente empatados. Logo atrás deles vêm Pablo Marçal (PRTB), com 12%; Tabata Amaral (PSB), com 5%; Kim Kataguiri (União) e Marina Helena (Novo), com 3% cada.
Veja os números:
- Ricardo Nunes (MDB): 20%
- Guilherme Boulos (PSOL): 19%
- José Luiz Datena (PSDB): 19%
- Pablo Marçal (PRTB): 12%
- Tabata Amaral (PSB): 5%
- Kim Kataguiri (União Brasil): 3%
- Marina Helena (Novo): 3%
- Altino (PSTU): 1%
- Ricardo Senese (UP): 1%
- Fernando Fantauzzi (DC): 0%
- João Pimenta (PCO): 0%
- Indecisos: 8%
- Branco, nulo ou não vai votar: 9%
Boulos lidera na espontânea
Na pesquisa espontânea, isto é, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, Boulos aparece numericamente à frente, com 9% das intenções de voto, contra 7% do prefeito Ricardo Nunes.
Confira:
- Guilherme Boulos: 9%
- Ricardo Nunes: 7%
- Pablo Marçal: 4%
- Datena: 3%
- Outros: 4%
- Indecisos: 68%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 5%
Segundo turno
Em um eventual segundo turno entre Ricardo Nunes e Guilherme Boulos, segundo a Quaest, o atual prefeito venceria o deputado federal por 45% a 32%.
Já em um cenário de disputa entre Boulos e Pablo Marçal, o psolista levaria a melhor com 37% contra 33% do "coach" de extrema direita.
Confira as possibilidades simuladas:
Nunes x Boulos
Nunes x Marçal
Nunes x Tabata
Boulos x Marçal
A pesquisa Genial/Quaest contou com 1.002 entrevistas feitas em toda a capital paulista entre os dias 25 e 28 de julho. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.