O rio em São Luiz do Paraitinga, que fica a 174 km de São Paulo, transbordou nesta sexta-feira (23), devido às chuvas volumosas acumuladas nas cidades vizinhas. Ao todo, 50 residências foram impactadas pela enchente, resultando na desocupação de 18 pessoas, que foram encaminhadas para uma quadra esportiva para abrigo temporário.
O rio já subiu quatro metros e meio acima do nível normal, inundando as vias próximas ao Mercado Municipal, de acordo com a Defesa Civil do município. A previsão é de que o transbordamento do rio continuará a aumentar, podendo alcançar até cinco metros acima do nível normal.
Te podría interesar
A Rodovia Ferreira Pinto, próxima ao bairro São Caetano, foi interditada, e a Defesa Civil Municipal segue monitorando as áreas de risco. Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o rio transborda: no dia 31 de dezembro de 2010, 200 milímetros de precipitação foram registrados, mais do que o esperado para todo o mês em São Luís e fez o rio subir cerca de 12 metros, provocando a maior tragédia da história do município.
Há exatamente um ano, a cidade de Catuçaba também vivenciou um momento muito parecido: fortes chuvas provocaram o transbordamento dos córregos do Pinga e do Chapéu, isolando os bairros homônimos e inundando ruas do distrito. Cerca de 700 pessoas foram obrigadas a deixar suas casas em busca de segurança. O tradicional Carnaval de rua de 2023 precisou ser cancelado em decorrência da situação.
Te podría interesar
Outros locais
Ainda nesta sexta-feira (24), São Paulo registrou fortes chuvas, com as zonas leste e sul em estado de atenção para alagamentos. No Itaim Paulista, a situação era especialmente preocupante, com iminência de transbordamento dos córregos Água Vermelha e do Lajeado. Algumas regiões da cidade, como São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo e Itaquera, também registraram granizo.
Pelo menos 88 chamados para queda de árvores na região metropolitana foram feitos ao Corpo de Bombeiros no início da noite. Na quinta-feira (22), fortes chuvas atingiram o município de Santa Isabel, na região metropolitana de São Paulo. O transbordamento do córrego Indaco e do ribeirão Araraquara provocou alagamentos em diversas áreas da cidade, incluindo as avenidas da República e Prefeito José Basílio Alvarenga.