MARCHA LENTA

Trânsito recorde: SP tem piores congestionamentos em um mês de dezembro desde 2019

Tráfego pesado na capital paulista tem média diária de lentidão de 509 quilômetros nos primeiros dez dias do mês

Trânsito, que já é ruim normalmente, piorou em dezembro na capital paulista
Trânsito, que já é ruim normalmente, piorou em dezembro na capital paulistaCréditos: Paulo Pinto/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

A lentidão no trânsito da cidade de São Paulo conseguiu piorar ainda mais que o habitual em dezembro. Conforme a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), até o dia 10 deste mês a média diária de lentidão foi de 509 km, o maior índice para o mês desde 2019, quando chegou a 570 km/h no mesmo período.

Os registros de lentidões nos dias úteis durante o mês de dezembro, até chegar o Natal, são em média 20% maiores do que a lentidão que fecha o mês, segundo os dados da CET, o que pode ser um alento para os próximos dias. No mesmo mês de 2023, por exemplo, o indicador apontou média diária de 427 km lentidão nos 24 primeiros dias, mas no fechamento mensal a média caiu para 360 km.

Ainda assim, os números atuais impressionam. Em 2024, nos dez primeiros dias de dezembro, três tiveram lentidões acima de 1.000 km. O recorde na cidade de São Paulo é de 1.510 km, registrado em 9 de agosto.

Como destaca matéria da Folha de S. Paulo, o trânsito carregado tem aparecido mesmo em horários pouco usuais, como às 10h de 3 de dezembro, uma terça-feira, quando os congestionamentos alcançaram 844 km.

Rodízio no final do ano

A restrição de circulação de veículos na capital paulista, válida nos horários de pico da manhã e tarde para noite, será suspensa para os automóveis a partir de 23 de dezembro.

Continuam valendo no período o rodízio de placas para veículos pesados, os caminhões,e as demais restrições como Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).

O retorno do rodízio acontece em 13 de janeiro de 2025, de segunda a sexta, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar