A lentidão no trânsito da cidade de São Paulo conseguiu piorar ainda mais que o habitual em dezembro. Conforme a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), até o dia 10 deste mês a média diária de lentidão foi de 509 km, o maior índice para o mês desde 2019, quando chegou a 570 km/h no mesmo período.
Os registros de lentidões nos dias úteis durante o mês de dezembro, até chegar o Natal, são em média 20% maiores do que a lentidão que fecha o mês, segundo os dados da CET, o que pode ser um alento para os próximos dias. No mesmo mês de 2023, por exemplo, o indicador apontou média diária de 427 km lentidão nos 24 primeiros dias, mas no fechamento mensal a média caiu para 360 km.
Ainda assim, os números atuais impressionam. Em 2024, nos dez primeiros dias de dezembro, três tiveram lentidões acima de 1.000 km. O recorde na cidade de São Paulo é de 1.510 km, registrado em 9 de agosto.
Como destaca matéria da Folha de S. Paulo, o trânsito carregado tem aparecido mesmo em horários pouco usuais, como às 10h de 3 de dezembro, uma terça-feira, quando os congestionamentos alcançaram 844 km.
Rodízio no final do ano
A restrição de circulação de veículos na capital paulista, válida nos horários de pico da manhã e tarde para noite, será suspensa para os automóveis a partir de 23 de dezembro.
Continuam valendo no período o rodízio de placas para veículos pesados, os caminhões,e as demais restrições como Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).
O retorno do rodízio acontece em 13 de janeiro de 2025, de segunda a sexta, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h.