O instituto Datafolha divulga nesta quinta-feira (10) sua primeira pesquisa do segundo turno da disputa pela prefeitura de São Paulo. Além das intenções de voto, o questionário traz outras perguntas sobre as eleições.
A pessoa entrevistada é questionada sobre seu voto no primeiro turno e também se, considerando todos os candidatos que disputaram a eleição para prefeito, eles "estavam à altura do que São Paulo precisa ou deveriam ser mais preparados para enfrentar os problemas da cidade".
Te podría interesar
É perguntado ao eleitor em que momento ele decidiu seu voto para prefeito no primeiro turno: pelo menos um mês antes da eleição, 15 dias antes da eleição, uma semana antes da eleição, na véspera da eleição ou no próprio dia da eleição.
O entrevistado deve responder se, entre Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB), a escolha se deve ao fato de ser o melhor candidato ou se a motivação da escolha é derrotar o adversário.
Abstenção
O índice de abstenção no primeiro turno realizado na capital paulista atingiu a marca de 2,5 milhões de eleitores, maior que as votações de Nunes, que teve aproximadamente 1,8 milhão votos, e Boulos, que obteve cerca de 1,7 milhão.
Com 27,34% de ausência, a capital paulista superou a média nacional, de 21,71%, e o índice só foi menor que o de 2020, quando chegou a 29,29% na cidade, em meio à pandemia de covid-19.
Neste sentido, o Datafolha pergunta se o eleitor foi votar no domingo (6) e, em caso negativo, qual seria o motivo da ausência.