ELEIÇÕES 2024

Datafolha divulga penúltima pesquisa antes da eleição em SP nesta quinta-feira (24)

Além das intenções de voto, levantamento traz perguntas sobre a percepção do eleitor em relação à responsabilidade pelos problemas de falta de luz na capital paulista; confira outros temas do questionário

Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

O Datafolha divulga nesta quinta-feira (24) sua penúltima pesquisa sobre a eleição para prefeito de São Paulo antes da votação do domingo (27). Contratado pelo grupo Globo, o levantamento escuta 1.204 eleitores entre os dias 22 e 24 e tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Além das intenções de voto em Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL), o instituto pergunta ao entrevistado se ele sabe o número do candidato e se a escolha ainda pode mudar.

O questionário testa a motivação do eleitor, perguntando se o seu voto decorre da percepção de que se trata do candidato ideal ou se não chega a ser o ideal, mas não há opção melhor.

A pesquisa Datafolha mede também a avaliação da atual gestão do prefeito Ricardo Nunes.

Voto e falta de energia

Tema da última pesquisa Quaest, o recente apagão e os problemas relacionados à falta de energia na capital paulista também estão na pauta da sondagem do Datafolha.

É perguntado ao eleitor se ele ficou sem energia nas últimas semanas e se, na opinião dele, tem muita, um pouco ou nenhuma responsabilidade sobre as constantes faltas de energia ocorridas na cidade de São Paulo a prefeitura, o governo estadual, o governo federal, a Aneel e a Enel.

No questionário, constam ainda perguntas sobre se a cidade de São Paulo está muito, um pouco ou nada preparada para eventos climáticos como ventos fortes e tempestades e como o entrevistado avalia o desempenho do prefeito Ricardo Nunes para resolver os problemas causados por estes eventos climáticos.

Outro ponto central do levantamento diz respeito à vontade da pessoa votar no domingo (27), sendo proposta a ela uma escala de 0 a 10 para medir o ânimo. A abstenção tem sido considerada um fator potencialmente decisivo para a eleição.