ELEIÇÕES 2024

Com apoio da esquerda, Fuad Noman sai na frente em pesquisa de 2º turno

Primeiro levantamento do Datafolha para a capital mineira no segundo turno indica vira; confira os números

Escrito en BRASIL el

O Datafolha divulgou nesta quinta-feira (10) sua primeira pesquisa de intenções de voto no segundo turno da disputa para a prefeitura de Belo Horizonte (MG) com uma virada em relação aos resultados do último domingo (6)

No primeiro turno, o deputado estadual bolsonarista Bruno Engler (PL) conquistou 34,38% dos votos válidos contra 26,54% do atual prefeito e candidato à reeleição Fuad Noman (PSD). Pelo levantamento do Datafolha, agora Fuad tem 48% e lidera, com Engler chegando a 41%.

Votos em branco, nulos ou eleitores que dizem não votar em nenhum dos dois são 8% do total. Indecisos somam 4%.

Transferência de votos

Segundo o levantamento, entre os eleitores que votaram no deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos), terceiro colocado no primeiro turno com 15,22%, são 46% aqueles que pretendem votar em Fuad, e 36%, em Engler.

Já entre os eleitores do vereador Gabriel (MDB), que ficou na quarta posição com 10,55%, os que escolhem Fuad alcançam 49% contra 39% de Engler.

Mas é entre os que votaram na deputada federal Duda Salabert (PDT), quinta colocada com 7,68%, que existe a maior transferência de votos para Fuad e a menor para Engler. São 79% os que declaram votar no atual prefeito, e 7%, no deputado estadual do PL.

Apoios da esquerda

Na terça-feira (8), o deputado federal Rogério Correia, sexto colocado na disputa com 4,4% dos votos, declarou apoio ao prefeito. "Vamos de Fuad. Engler de jeito nenhum. Essa é a posição do Partido dos Trabalhadores. Precisamos formar uma frente única por BH, de caráter antifascista e antibolsonarista", disse.

A candidata Duda Salabert formalizou junto com seu partido, o PDT, nesta quinta-feira (10) o apoio a Fuad, se juntando às federações PT-PV-PCdoB e PSOL-Rede Sustentabilidade.