Entre os principais municípios da Grande São Paulo, Diadema se destacou nas eleições do último domingo (30) ao dar ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a maior votação proporcional na região. Lula obteve 60,02% dos votos válidos no município e Fernando Haddad (PT), que concorreu ao governo estadual, obteve 60,56%.
- Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar
Ao todo, Lula e Haddad obtiveram 154.387 e 146.507 votos, respectivamente, neste segundo turno. A cidade possui cerca de 420 mil habitantes. Os percentuais se assemelham aos obtidos por Lula no Nordeste, região que conferiu ao presidente eleito quase 70% dos votos válidos e praticamente garantiu a possibilidade de vitória.
“A população de Diadema reconhece todos os avanços que a cidade teve com ajuda dos governos do PT, em especial nos mandatos do presidente Lula. Também lembram de todo trabalho que o Haddad, como ministro e até como prefeito de São Paulo, nossa vizinha, teve a favor de Diadema. Foi um agradecimento ao presidente Lula e ao Haddad, sabendo que a vida pode e vai melhorar a partir de agora”, comentou o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT).
Diadema foi a primeira cidade do País a eleger um prefeito do PT, em 1982, com a vitória de Gilson Menezes. Entre 1982 e 2012, foram 30 anos de gestões de políticos criados no partido, entre eles Filippi, que está em seu quarto mandato, Mário Reali, José Augusto da Silva Ramos e o próprio Gilson Menezes.
A continuidade de administrações do PT permitiu a construção de escolas e unidades de saúde, reurbanização de núcleos habitacionais, atendimentos a pessoas em vulnerabilidade social e a construção do Quarteirão da Saúde, maior complexo hospitalar de Diadema, inaugurado em 2008.