A Igreja Mundial do Poder de Deus, fundada pelo famoso apóstolo Valdemiro Santiago, teve sua arrecadação de dízimos penhorada pela Justiça de São Paulo por conta de uma dívida de R$ 109 mil referente a aluguéis atrasados de um imóvel utilizado pelo grupo religioso.
Dentro desse valor há também juros, multas por atrasos e correção monetária. A decisão foi tomada a partir de ação do proprietário do imóvel e assinada pelo juiz Henrique Dada Paiva. De acordo com o proprietário, a igreja não lhe paga os alugueis desde março de 2021 e se recusou a negociar uma resolução pacífica para o problema. O imóvel está localizado na rua da Independência, no bairro do Cambuci, próximo do centro de São Paulo.
Paiva ainda determinou a penhora de bens da sede da igreja, que está na rua Carneio Leão, no bairro do Brás, em São Paulo, além de determinar que se necessário o oficial de Justiça poderá utilizar os serviços das polícias no cumprimento da decisão.
Mas apesar da dívida em São Paulo e da narrativa de que vive uma “crise econômica” por conta da pandemia haver fechado templos temporariamente e diminuído a arrecadação, a igreja inaugurou um novo templo na última semana em Minas Gerais, com a participação do presidente Jair Bolsonaro (PL). Na ocasião, Valdemiro pediu que os fieis fizessem um jejum de 12 horas, antes das eleições, para reeleger o presidente.
*Com informações do Uol.