O teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como "igreja de ouro", localizada no Centro de Salvador, desabou na tarde desta quarta-feira (5) causando a morte de pelo menos uma pessoa e deixando outras seis feridas.
O desabamento ocorreu por volta de 14h30 no local onde os fieis assistem a missa. "Todo o espaço central da igreja cedeu. Possivelmente, alguma parte dessa cobertura se rompeu e, com o peso desse espaço superior do teto, a madeira veio abaixo, com o sobrepeso", afirmou Sósthenes Macedo, coordenador da Defesa Civil de Salvador.
A vítima fatal ainda não teve sua identidade revelada, mas foram divulgadas as informações de que ela tinha 23 anos e era turista de São Paulo. As equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram enviadas ao local.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram os destroços no local.
Igreja já apresentava problemas
Construída no século 18, o local é conhecido como "igreja do ouro" por ter sido construído com cerca de 800kg do metal precioso. A igreja é tombada como patrimônio material do Brasil e considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo.
A construção, porém, já havia apresentado problemas na infraestrutura. Em 2023, uma parte do pátio da igreja foi fechado devido ao risco de queda do pináculo direito. No mesmo ano, o g1 havia denunciado que o local estava com pinturas e teto desgastados, pilastras sem reboco e piso desnivelado em vários pontos.
*Matéria em atualização