CONQUISTA

Desenhista João Pedro é nomeado embaixador do autismo pelo governo da Bahia

Em entrevista à Fórum, o artista comemora a nomeação e a classifica como uma vitória importante para “toda comunidade autista” do estado baiano

Desenhista João Pedro é nomeado embaixador do autismo pelo governo da Bahia.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en BRASIL el

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou nesta quinta-feira (17) a nomeação do desenhista João Pedro como Embaixador do autismo no estado. 

Em entrevista ao Brasil 247, Jerônimo Rodrigues declarou que a nomeação de João como embaixador do autismo no estado tem por objetivo auxiliar o governo na construção de políticas públicas voltadas para pessoas que vivem com a Transtorno do Espectro Autista (TEA).  

"Nós professores, por exemplo, não fomos educados para entender o que é autismo em sala de aula. Nós temos que colocar isso no currículo das universidades para que a gente possa entender e compreender as pessoas que têm autismo, que têm deficiência", disse o governador. 

Posteriormente, o governador da Bahia afirmou que quer o auxílio de João Pedro para dialogar com a comunidade autista e elaborar políticas públicas. "Eu pedi a ele [João Pedro] e a mãe dele para ver se ele podia nos ajudar como embaixador ou para poder dialogar com os autistas. Nós vamos ter um centro de referência de autismo para poder compreender e formar as pessoas", revelou Jerônimo Rodrigues. 

João Pedro de Oliveira Mercês, um jovem de19 anos, que nasceu em Valença, na Bahia, e hoje mora na capital Salvador, ficou conhecido nacionalmente por desenhar rostos de pessoas famosas, como políticos, artistas e esportistas. 

Em entrevista à Fórum, João Pedro comemora a sua nomeação como embaixador do autismo no estado baiano. “Ela é muito importante não só para mim, mas também para toda a comunidade autista da Bahia", diz. 

Além disso, João Pedro destaca que a discussão sobre o autismo é importante para ajudar no diagnóstico precoce. A ausência de tal debate fez com que o artista fosse diagnosticado apenas aos 8 anos. "Eu demorei muito para receber o meu diagnóstico", lamenta. 

Por fim, João Pedro afirma que a criação do centro de referência para pessoas que vivem com o autismo "é muito importante para que os autistas consigam terapias o mais rápido possível".

 

 

Admirador do presidente Lula (PT), João Pedro esteve nesta quarta-feira (15) com o mandatário e, na ocasião, lhe entregou os seus desenhos. 


Quem é João Pedro

 


João Pedro de Oliveira Mercês, um jovem de19 anos, que nasceu em Valença, na Bahia, e hoje mora na capital Salvador. João Pedro ficou famoso por desenhar rostos de pessoas famosas, como políticos, artistas e esportistas, e tem milhares de seguidores nas redes sociais.

“Eu amo ser autista. Para mim é uma coisa maravilhosa e não tenho nenhum problema em ser autista”, resume João Pedro, que foi diagnosticado com Síndrome de Asperger, que faz parte do espectro autista, somente aos 8 anos.

Ele conta que a paixão pelo desenho começou quando ele tinha 5 anos de idade. “Mas comecei a fazer desenhos para pessoas famosas do mundo inteiro, como políticos, só em 2020”, conta. Os retratados, geralmente, retribuem o carinho, com mensagens emocionadas de agradecimento.

“Uma das pessoas famosas que eu desenhei, que já falou comigo e que hoje é minha amiga e minha fã, é a atriz Sarah Silverman, lá dos Estados Unidos. Já desenhei a Ana Maria Braga com o Louro José. Ela se emocionou tanto”, conta, João Pedro, sem esconder o orgulho.

Em 2021, o ator estadunidense Mark Ruffalo, retuitou um dos trabalhos de João. O desenho mostra o artista sorrindo, ao lado de seu irmão mais novo, Scott Ruffalo, que morreu em 2008. “Isso é doce. Eu e meu irmão. Obrigado por nos honrar desta forma”, agradeceu o ator.

Na lista de personalidades políticas, a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) também foi alvo do talento do desenhista, como Guilherme Boulos (PSOL), o ex-ministro Fernando Haddad (PT), entre muitos outros.

O sucesso nas redes sociais se traduz em seguidores. Ele mesmo já perdeu as contas de quantos são ao certo. “Não sei dizer quantos seguidores eu tenho. No meu Twitter, hoje, eu tenho 15 mil e alguma coisa. No Instagram aparece 4 mil e alguma coisa. Na minha página do Facebook, que eu mais uso, tenho mais de mil”.