CLIMA

Neve, chuva e geada: inverno começa com frio intenso em grande parte do Brasil

Previsão do Inmet é de um declínio maior do que 5º C nas temperaturas, com risco à saúde. O alerta abrange quase 2 mil municípios.

Neve deve atingir cidades da Serra Gaúcha.Créditos: MetSul / Arquivo
Por
Escrito en BRASIL el

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, parte de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rondônia e São Paulo em razão das baixas temperaturas. O alerta laranja, que indica perigo, está em vigor até o fim de terça-feira (24). 

Nesta segunda-feira (23) uma frente fria deve atuar sobre áreas do Sul do Brasil. Este sistema deve provocar chuvas em áreas entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul e faixa sul de São Paulo. Localmente, não são descartadas chuvas fortes nestas áreas, especialmente entre o norte do Rio Grande do Sul  e do Paraná.

No decorrer do dia, a queda de temperatura deve atingir áreas de São Paulo, sul do Rio de Janeiro, sudoeste do Mato Grosso e até em áreas do sul de Rondônia e do Acre, evidenciando mais um episódio de friagem (quarta do ano).

O frio intenso e a condição para chuva mantêm a expectativa de ocorrência de neve, mesmo que localizada, nas áreas das serras gaúcha e catarinense, na noite de deste mesmo dia.

De acordo com o instituto, a previsão é de um declínio maior do que 5º C, com risco à saúde. O alerta abrange quase 2 mil municípios. O Inmet ressalta ainda que a frente fria deve provocar chuvas em áreas entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul e a faixa sul de São Paulo.  

A frente fria e a condição para chuva mantêm a expectativa de ocorrência de neve localizada nas áreas das serras gaúcha e catarinense, entre a noite desta segunda-feira (23) e a manhã de terça.

Na madrugada/início da manhã de terça haverá condições para geada ampla nos três estados do Sul, geada com intensidade variando de moderada a forte entre a serra gaúcha, áreas de Santa Catarina e sul do Paraná. A geada também chega no sul do Mato Grosso do Sul, sudoeste e sul de São Paulo.

A condição de geada deve permanecer na quarta-feira (25) nestas mesmas áreas. E a queda de temperatura deverá ser sentida na faixa sul de Goiás; Triângulo, Zona da Mata e sul de Minas Gerais; e em todo o Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.

A partir deste dia, apesar do frio e da condição de geada fraca a moderada no Sul, a massa fria começa a perder força gradativamente.

 

 

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar