SEM LIMITES

IMAGEM FORTE: Bolsonaro exibe o próprio intestino em foto grotesca

Ex-presidente divulga imagem explícita de sua barriga aberta durante cirurgia; publicação gera repulsa até mesmo entre apoiadores

Jair Bolsonaro na UTI do Hospital DF Star, em Brasília.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

O ex-presidente Jair Bolsonaro ultrapassou todos os limites da vitimização e decidiu, na noite deste sábado (3), divulgar nas redes sociais uma foto explícita de seu próprio intestino e tecido visceral.

Internado desde 12 de abril no hospital DF Star, em Brasília, onde foi submetido a uma cirurgia para liberar aderências intestinais e reconstruir o abdome — consequência da facada sofrida em 2018 — Bolsonaro vem, desde então, compartilhando em detalhes sua rotina na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Trata-se de uma clara estratégia de vitimização em meio à iminência de ser julgado e preso no processo em que é réu por tentativa de golpe de Estado.

Desta vez, no entanto, o ex-presidente foi além na tática do “coitadismo” e passou longe de qualquer limite de bom senso, publicando uma imagem fortíssima que mostra sua barriga completamente aberta durante o procedimento cirúrgico. É possível ver, com nitidez, seu intestino e vísceras expostas.

“Como estavam as alças intestinais após o acesso à cavidade abdominal e liberação parcial das aderências”, escreveu Bolsonaro na legenda da publicação. A postagem pode ser vista ao final desta matéria [ATENÇÃO, IMAGENS FORTES. NÃO PROSSIGA SE FOR SENSÍVEL]

Repulsa até entre apoiadores

A publicação grotesca de Jair Bolsonaro gerou repulsa em usuários das redes sociais, incluindo apoiadores do ex-presidente. 

"20 horas de sábado. A hora que as pessoas estão comendo uma pizza. Uma jantinha ou churrasquinho com a família. Me abre o celular e tem as entranhas do Bolsonaro pra fora. Mude tua assessoria, capitão. Tão te levando pro abismo", escreveu um bolsonarista, em meio a inúmeros outros comentários do tipo. 

"Com todo respeito, esta imagem não deveria ter sido postada. Nós sabemos o que o Bolsonaro vem passando, está imagem passou do tom", comentou outra apoiadora do ex-presidente de extrema direita. 

Internado 2 vezes por ano 

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi internado pelo menos duas vezes por ano desde as últimas eleições presidenciais, em 2022, quando concorreu com o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em 2025, Bolsonaro já foi internado duas vezes. A mais recente foi após uma cirurgia abdominal de 12 horas para tratar complicações da facada sofrida em 2018. Em 12 de abril, ele foi transferido de um hospital no Rio Grande do Norte para o DF Star, em Brasília, onde passou por esse procedimento e, posteriormente, por uma segunda intervenção. Ao todo, já está hospitalizado há 20 dias. Foi durante essa internação que ele recebeu uma intimação do Supremo Tribunal Federal (STF) após ter feito uma live em plena Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Desde 2018, foram um total de 16 internações e 7 cirurgias feitas pelo ex-presidente. De 2022 a 2025, foram 8 internações – e o mesmo número de 2018 a 2021. 

Em 2024, Bolsonaro também foi internado duas vezes, em março e maio. Na primeira, ficou hospitalizado por 12 dias em São Paulo, devido a um quadro de erisipela (infecção na pele) e obstrução intestinal. Na segunda, em Manaus, foi internado por causa da continuidade da infecção, mas recebeu alta no mesmo dia.

Em 2023, foi internado em agosto no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, para exames de rotina relacionados à facada de 2018. Já em setembro, voltou a ser internado no mesmo hospital e passou por três cirurgias: correção de alça intestinal, hérnia de hiato e desvio de septo.

Em 2022, também houve duas internações no hospital Vila Nova Star. A primeira, em janeiro, durou dois dias. Em novembro, após a derrota nas eleições presidenciais, foi diagnosticado com erisipela e internado novamente para tratamento. Durante esse período, recebeu visitas de aliados políticos.

Veja a cronologia de 2022 a 2025

  • 2025: 2 internações, com 1 transferência de hospital (abril e maio)

  • 2024: 2 internações (março e maio)

  • 2023: 2 internações (agosto e setembro)

  • 2022: 2 internações (janeiro e novembro)

Total: 8 vezes

Veja a cronologia de 2018 a 2022

  • 2021: 3 internações (julho e agosto)
  • 2020: 1 internação (setembro)
  • 2019: 3 internações (janeiro, setembro, dezembro)
  • 2018: 1 internação (setembro, mês da facada durante as eleições)

Total: 8 internações

Total: 16 vezes

Publicação de Bolsonaro 

Abaixo, a publicação de Jair Bolsonaro com uma foto explícita de seu intestino e tecido visceral [ATENÇÃO, IMAGENS FORTES. NÃO PROSSIGA SE FOR SENSÍVEL].

Reprodução/X Jair Bolsonaro

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar