A criação de um novo marketplace pelos Correios gerou reações no setor de e-commerce. Segundo relatos de fontes ligadas à estatal, representantes da Magazine Luíza (Magalu), uma das gigantes do varejo brasileiro, teria pressionado a direção da empresa e ameaçado encerrar parcerias estratégicas após o lançamento da plataforma "Mais Correios". A iniciativa da estatal visa democratizar o comércio digital.
O Mais Correios foi oficialmente anunciado no dia 2 de abril com o objetivo de oferecer uma plataforma de comércio eletrônico voltada a micro, pequenos e médios empreendedores. O projeto integra o programa “Correios do Futuro”, que busca modernizar a estatal, gerar novas receitas e ampliar o acesso ao comércio digital em regiões pouco atendidas.
A proposta, no entanto, teria causado forte reação no Magalu. De acordo com relato de interlocutores dos Correios à coluna "Painel", do jornal Folha de S. Paulo, representantes da gigante do varejo teriam demonstrado insatisfação com a mudança de papel da estatal – de parceira logística a potencial concorrente direta. Em reuniões reservadas, o Magalu teria inclusive sinalizado a possibilidade de romper contratos de envio com os Correios e buscar alternativas privadas para a entrega de seus produtos.
Correios apostam na inclusão digital com o "Mais Correios"
O lançamento da nova plataforma foi celebrado pelo governo Lula como um marco na reconstrução das estatais brasileiras. Segundo a secretária-executiva Sônia Faustino, que representou o Ministério das Comunicações no evento de lançamento, “os Correios estão no centro do esforço de reconstrução do país com inovação e respeito ao servidor público”.
A plataforma contará com logística própria, rede de milhares de agências e frete competitivo, apostando na confiança e capilaridade da empresa centenária. Na primeira fase, o foco são grandes empresas. Posteriormente, a ideia é abrir espaço para pequenos negócios, promovendo o desenvolvimento regional e a inclusão digital.
Magalu nega pressão e fala em "informações inverídicas"
Em nota enviada à coluna "Painel", da Folha de S. Paulo, o Magalu negou qualquer tentativa de boicote ou ameaça e classificou as informações como "totalmente inverídicas".
“A empresa segue com seus contratos com os Correios, que é um parceiro estratégico da companhia. O Magalu vê de forma positiva a entrada de companhias brasileiras no setor de e-commerce, que tem enorme potencial de crescimento no Brasil”, diz o comunicado.