Esta terça (22) marca 525 anos do que muitos ainda preferem chamar de "Descobrimento" do Brasil. Em 22 de abril de 1500, navios portugueses aportaram na costa brasileira, dando início a um longo movimento de colonização das Terras Indígenas (TI) e epistemicídio da cultura indígena.
Nas redes sociais, o governo Lula lembrou que o Brasil "não foi descoberto" e que é importante celebrar e valorizar as histórias que já existiam muito antes da colonização.
"Os portugueses chegaram por aqui e encontraram uma terra nova, cheia de florestas, riquezas e uma população que já vivia aqui. Mas opa, já tinha gente? Então não é descobrimento, né? O Brasil já era o único diverso e dos brasileiros muito antes de Cabral", afirma no vídeo, Carolina Maciel, bióloga e analista da natureza.
"A gente sabe hoje, com uma descoberta que envolve populações tradicionais, principalmente na Amazônia brasileira, que existiam, sim, sociedades complexas, sociedades sábias, muito inteligentes, com sistema de alimentação, de pesca, de conhecimento sobre meses do ano, com muita, mas muita complexidade"
Veja o vídeo