A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) está prevista para ocorrer entre setembro e outubro de 2025. De acordo com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a etapa de seleção da banca organizadora, que será conduzida por meio do Termo de Referência de Chamamento Público (TR), ocorrerá em abril. As informações foram divulgadas pelo Metrópoles.
A ministra esclareceu que não seria possível iniciar a escolha da banca antes da sanção da Lei Orçamentária Anual de 2025, uma vez que a definição dos recursos disponíveis é crucial para determinar o número de vagas no concurso. “Estamos trabalhando intensamente no cronograma e nas vagas que serão oferecidas. Porém, não posso divulgar detalhes antes de uma confirmação oficial do presidente”, afirmou Dweck.
Te podría interesar
Ela também ressaltou que a decisão final será discutida com a Casa Civil e com o próprio presidente, mas garantiu que, ainda no início de abril, o anúncio sobre a banca organizadora e demais informações será feito.
Em relação ao processo de seleção, a primeira etapa será a definição da empresa responsável pela organização do concurso. Na edição anterior, a Fundação Cesgranrio ficou encarregada dessa função. Após a escolha da banca, o ministério e a organizadora irão elaborar e divulgar o edital com todas as informações sobre o concurso.
Te podría interesar
As provas do CPNU deverão ser aplicadas no segundo semestre de 2025, em data a ser definida entre setembro e outubro.
Em relação às taxas de inscrição, Dweck informou que a expectativa é manter os valores cobrados na primeira edição do concurso. Para cargos de nível médio, a inscrição foi fixada em R$ 60, enquanto para cargos de nível superior, o valor foi de R$ 90. A ministra destacou que o preço foi considerado justo e atrativo, além de estar abaixo da média de outros concursos, o que contribuiu para um grande número de inscritos.
Além disso, em virtude do calendário eleitoral, uma possível terceira edição do CPNU, programada para 2026, deverá ser adiada.