A Geografia Escolar tem os veículos de comunicação de massa como importantes concorrentes discursivos. Boa parte da programação midiática aborda questões trabalhadas por esta disciplina, como globalização, conflitos geopolíticos, aquecimento global, problemas urbanos, fontes de energia, crescimento demográfico e desenvolvimento sustentável.
Sendo assim, não há como o professor negligenciar a influência da mídia sobre o complexo processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Pelo contrário, um dos principais desafios docentes é promover uma síntese satisfatória entre discursos midiáticos e ciência geográfica.
No entanto, muitos docentes ainda não estão preparados para incorporar as diferentes mídias em sua prática pedagógica. Ou trabalham com um conteúdo midiático sem fazer a devida ressignificação crítica, o que, na prática, significa desempenhar a função de correia de transmissão de um determinado discurso. Ou recorrem ao criticismo vazio dos meios de comunicação de massa, utilizando a “crítica pela crítica”. Além disso, os cursos de graduação em Geografia, de maneira geral, não apresentam possibilidades ou sugerem estratégias pedagógicas sobre como trabalhar conteúdos geográficos apoiados em materiais midiáticos.
Pensando nessas questões, resolvi oferecer, no mestrado em Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), a disciplina “Ensino de Geografia e mídia”, com objetivo de refletir sobre a incorporação dos artefatos midiáticos em sala de aula, seus riscos e possibilidades, tanto como material didático, quanto como objeto de estudo a ser sistematizado em seu conteúdo discursivo.
A disciplina apresentará quatro questões norteadoras: Como a geografia está presente no discurso midiático? O que é discurso midiático e como ele está envolvido com a ideologia? Quais temas geográficos são mais recorrentes na repercussão midiática e como esses são apresentados? Como trabalhar Geografia e mídias em pesquisas científicas e no âmbito do ensino?
Para chegar a professores de Geografia da educação básica e a outros interessados pela temática, a disciplina será ministrada no formato remoto. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. As aulas online serão às terças-feiras, às 19 horas. O início será no próximo dia 25 de março, com término previsto para o mês de julho.
Informações e procedimento para inscrição no link.