Após o desfile dos blocos de Carnaval, foliões que se reuniam em um bar no bairro Santa Tereza, na região Leste de Belo Horizonte, denunciaram uma ação violenta da Polícia Militar (PM) na noite deste domingo (23). Imagens registradas por testemunhas mostram policiais imobilizando um homem no chão, um militar puxando uma mulher pelo cabelo e agredindo com cassetete, além do uso de spray de pimenta contra outros foliões.
Uma das mulheres que presenciou a abordagem policial relatou que o cortejo do bloco já havia terminado e que os foliões apenas bebiam no bar. Segundo o boletim de ocorrência, o desfile era do "Bloco dos Chifrudos", que iniciou sua concentração no Santa Tereza ao meio-dia. Sob condição de anonimato, ela afirmou que a confusão começou às 18h20, quando policiais pediram que integrantes do bloco desligassem uma caixa de som.
Pouco depois, um Palio passou pela rua onde o bar estava localizado e atropelou os cones que interditavam a via.
"Então, os policiais foram para cima do menino que estava tocando o instrumento, achando que o motorista havia feito aquilo por causa dele. O policial deu a ordem para ele (o instrumentista) colocar as mãos para trás. Ele disse que não tinha feito nada. Pouco tempo depois, chegaram seis viaturas e quatro motos da PM", relatou uma pessoa ao jornal O TEMPO.
Logo depois, os agentes começaram as agressões contra os foliões que estavam no local.
Assista