Na noite de quinta-feira (13), durante a final do concurso Miss Universe Brasil 2025, um fato surpreendente chamou a atenção: a ausência de Luana Cavalcante, 25, a atual detentora do título de 2024, na cerimônia de coroação de sua sucessora. Tradicionalmente, a miss do ano anterior é quem entrega a coroa à nova vencedora, mas, nesta edição, isso não ocorreu.
Em 2023, Bolsonaro fugiu para os Estados Unidos para não passar a faixa para seu sucessor, Lula, gesto que foi repetido pela Miss Brasil 2024. Em vez de Luana, a gaúcha Ieda Maria Vargas, 80, primeira brasileira a conquistar o Miss Universo, em 1963, foi quem colocou a coroa em Maria Gabriela Lacerda, 21, vencedora da noite. Curiosamente, Luana nem sequer foi mencionada durante o evento.
Até o momento, nem Luana Cavalcante nem a organização do evento se manifestaram sobre sua ausência na cerimônia, mas situações recentes sugerem possíveis explicações. A modelo e a organização têm um histórico de desentendimentos, o que pode ter motivado sua falta no evento. No final de 2024, após a final do Miss Universo, que aconteceu em 16 de novembro na Cidade do México, Luana expressou publicamente, por meio das redes sociais, seu descontentamento com as regras e exigências do Miss Universe Brasil.
A Miss Brasil 2024 relatou ter enfrentado "restrições injustas e sem justificativa" por parte de Gerson Antonelli, 63, CEO da franquia nacional. A organização, por sua vez, preferiu não comentar a situação e informou que o caso estava sendo analisado legalmente. Luana, por sua vez, também se absteve de dar entrevistas sobre o assunto.
Luana, natural de Recife, é a primeira pernambucana a conquistar o título nacional, o que a garante uma vaga no Miss Universo. Ela também faz história como a primeira mulher casada a alcançar o trono brasileiro e a primeira mãe a conquistar o título – Luana é mãe de um menino de 4 anos.
Com sua vitória, Gabi fez história ao conquistar a segunda coroa para o Piauí no concurso, que existe desde 1954. A primeira piauiense a alcançar esse feito foi Monalysa Alcântara, que venceu em 2017.