PRESIDENTE LULA

"Um abraço pela nossa democracia": Lula desce a rampa com ministros em memória ao 8 de janeiro

"Hoje é dia de dizermos em alto e bom som: ‘ainda estamos aqui'", diz Lula; cerimônia aberta à população marca um ano dos atos golpistas

Presidente Lula e autoridades descem rampa do Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2024.Créditos: Divulgação
Escrito en BRASIL el

Ao meio dia desta quarta (8), o presidente Lula, acompanhado da primeira-ministra, Janja da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, de autoridades do Legislativo e do Judiciário e de convidados, desceu a rampa da Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), em movimento simbólico de apoio à democracia — exatamente um ano após o atentado golpista de 8 de janeiro de 2023, quando quatro mil bolsonaristas invadiram o local e vandalizaram o Palácio do Planalto. 

A cerimônia aberta, chamada "Abraço à Democracia", contou também com a presença da população, que saudou Lula e as autoridades durante a caminhada, como mostra o vídeo abaixo, publicado pelo presidente na rede social X.

O ato em defesa da democracia ocorre logo após a cerimônia que reintegrou oficialmente as obras vandalizadas pelos bolsonaristas durante a invasão do Palácio, um total de 21 itens restaurados ao longo dos últimos meses. 

Leia também: Obras depredadas por bolsonaristas são reintegradas ao Palácio do Planalto em cerimônia; veja itens | Revista Fórum

"Dois anos depois da tentativa de enfraquecer a democracia, de deixarem um rastro de destruição e de tentarem, com o ódio, sufocar a esperança, seguimos na defesa intransigente da democracia e do nosso país", disse Lula nas redes sociais, em ocasião da entrega das obras. "A nossa resposta aos ataques antidemocráticos é a união, a solidariedade e o amor. E assim seguiremos."
 

“Hoje é dia de dizermos em alto e bom som: ‘ainda estamos aqui. Estamos aqui para dizer que estamos vivos e que a democracia está viva, ao contrário do que planejavam os golpistas de 8 de janeiro de 2023. Estamos aqui, mulheres e homens, de diferentes origens, crenças, partidos e ideologias unidos por uma causa em comum, para dizer em alto e bom som: ‘ditadura nunca mais; democracia sempre’”, afirmou.

2025 foi denominado pelo governo "o ano da defesa da democracia", coroado pela vitória de Fernanda Torres como melhor atriz em filme de drama no Globo de Ouro, por seu papel como Eunice Paiva na produção 'Ainda Estou Aqui', de Walter Salles, pela qual Lula a parabenizou em ligação.

"Eu quero ver se a gente consegue transformar 2025 em um ano de defesa da democracia, para fazer nossa juventude aprender o que é a democracia, para ela saber o valor da democracia", disse o presidente.

A ligação na íntegra foi reproduzida pelas contas oficias de Lula e Janja no Instagram.

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar