Os esforços de retirada dos veículos que ainda estavam submersos no Rio Tocantins após a queda de um trecho da Ponte Juscelino Kubtschek, na BR-226, foram finalizados nesta quinta-feira (23), informa o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit).
De acordo com a autarquia, após um mês da queda da estrutura, todos os veículos foram retirados numa última ação que durou dois dias (iniciada na terça-feira, 21).
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A retirada de dois carros e dois caminhões que restavam presos foi possibilitada pelos serviços de aterro e encabeçamento na estrutura da ponte que permaneceu de pé, e que havia passado por novo risco de desabamento durante as operações de busca e salvamento dos corpos.
A queda da ponte, em 22 de dezembro de 2024, deixou 17 mortos.
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Agora, a ponte deve passar por um processo de demolição, e o consórcio contratado para encaminhar as novas obras do trecho já iniciou a perfuração do local com explosivos.
O consórcio foi definido ainda em dezembro de 2024, em processo de licitação emergencial, pelo Ministério dos Transportes.
A empresa contratada foi o Consórcio Penedo-Neópolis, de Alagoas, e a obra estava avaliada em R$ 171 milhões.
A reconstrução da ponte, inicialmente parte de um projeto para incorporar o trecho à Rodovia Belém-Brasília, em 1956, deve ser concluída até 2025.
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