Um caso totalmente incomum e insólito ocorrido após o pouso de um voo da Latam, em São José do Rio Preto, terminou em tragédia na tarde de domingo (19) e ganhou o noticiário nas últimas horas. Um passageiro idoso, que vinha de São Paulo, caiu da escada que se acopla à aeronave para a descida dos ocupantes e morreu. Marco Antonio D'amico, de 67 anos, assim que atendido, apresentava um quadro de parada cardiorrespiratória. Ele não respondeu às manobras de ressuscitação efetuadas pelos socorristas e faleceu ainda no local.
Ainda não ficou claro exatamente o que ocorreu. No boletim de ocorrência consta apenas que uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) foi acionada para atender ao incidente na pista do aeroporto de São José do Rio Preto, envolvendo um passageiro do voo 3082, da Latam Brasil, que saiu de Congonhas, na capital paulista, às 17h35, pousando no destino às 18h25.
O corpo de D’amico foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de São José do Rio Preto para exame necroscópico, que então apontará se ele morreu em decorrência da queda da escada acoplada ao avião ou se teve um mal súbito e, portanto, despencou da estrutura.
A ASP (Concessionária Aeroportos Paulistas), que administra o aeródromo, e a Latam se pronunciaram sobre o ocorrido, lamentando o fato, mas, no entanto, sem esclarecer o que de fato teria acontecido no momento do desembarque dos passageiros. A companhia aérea reiterou que está prestando todos o apoio à família do passageiro envolvido no episódio trágico.