As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta sexta-feira (17) e seguirão até a próxima terça-feira (21). O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro, conforme o cronograma oficial. Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram publicados na última segunda-feira (13).
Com as notas disponíveis, os estudantes podem utilizá-las para concorrer a vagas nas universidades federais através do Sisu. Sob a gestão do Ministério da Educação (MEC), o sistema realiza a seleção dos estudantes com base na média das notas do Enem, considerando o número de vagas disponíveis nas instituições públicas de ensino superior, por curso.
A inscrição é gratuita e realizada apenas pela internet. Para acessar o sistema de inscrição, o candidato deve usar seu login e senha da conta Gov.br, que permite o acesso aos serviços digitais do governo federal. São mais de 260 mil vagas em cursos de graduação, distribuídas em 124 instituições públicas de ensino superior no Brasil.
Como se inscrever no Sisu
Para se inscrever, basta acessar o site do Sisu (acessounico.mec.gov.br/sisu) com a sua conta gov.br. O candidato precisa ter realizado o Enem 2024, não ter zerado a redação e não ter selecionado a condição de treineiro ao se inscrever na prova.
Após acessar o site, preencha os campos com suas informações e perfil socioeconômico para Lei de Cotas. Os dados podem ser alterados a qualquer momento durante o período de inscrição.
Em seguida, você será encaminhada para a aba "Minha Inscrição", onde deve selecionar duas opções de cursos. É nesta tela que você poderá acompanhar sua inscrição durante todo o período.
O site disponibiliza a pesquisa de vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. Ao achar seu curso de interesse, clique para ver mais detalhes e as modalidades disponíveis.
Na sequência, você deve escolher a modalidade em que vai concorrer às vagas. Por fim, é preciso confirmar dados do curso, a modalidade de vaga e a documentação exigida pela instituição na matrícula.
Após a confirmação, é possível retornar à tela "Minha Inscrição", onde você poderá observar a sua classificação para determinada vaga durante o processo. As escolhas podem ser alteradas até o dia 21 de janeiro.
Cronograma
As inscrições para o Sisu começam nesta sexta-feira (17) e ficam abertas durante cinco dias, ou seja, até terça-feira (21). Já a chamada regular dos candidatos acontece no dia 26 de janeiro. A matrícula ou registro acadêmico junto à instituição começa no dia 27 de janeiro e vai até o dia 31 de janeiro.
Já a manifestação de interesse na lista de espera inicia também no dia 26 de janeiro e termina no dia 31 de janeiro. Caso não sejam selecionados nas duas opções de curso escolhidas no momento da inscrição, os candidatos poderão disputar uma vaga através da lista de espera do Sisu.