ELEIÇÕES 2024

Nunes, Boulos e Marçal: triplo empate na pesquisa Quaest de SP

Novo levantamento divulgado na noite desta segunda-feira (30) mostra cenário totalmente embolado na disputa pela prefeitura da maior cidade do Brasil. Veja os números

Ricardo Nunes, Guilherme Boulos e Pablo Marçal.Créditos: TV Globo/Reprodução
Escrito en BRASIL el

A nova pesquisa Quaest divulgada na noite desta segunda-feira (30) sobre a corrida eleitoral pela Prefeitura de São Paulo mostra um cenário bastante embolado e muito pouco esclarecedor. Um empate técnico triplo, com pequena movimentação em relação à sondagem de uma semana atrás, põe Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB), nesta ordem, em posições muito parecidas.

O atual prefeito tem 24% das intenções de voto, um ponto percentual a menos que há sete dias. Logo atrás, com 23%, surge o deputado federal que é o candidato do presidente Lula, obtendo o mesmo índice que no último levantamento. O coach goiano de extrema direita vem logo na sequência, em terceiro lugar, com 21% da preferência do eleitorado, um ligeiro crescimento de um ponto percentual.

A surpresa maior desta vez, pelo menos numericamente, foi o crescimento da deputada federal Tabata Amaral (PSB), quarta colocada, que saiu de 8% para os atuais 10%, um crescimento de dois pontos percentuais. Na sequência aparece o jornalista José Luiz Datena (PSDB), com os mesmos 6% de uma semana atrás, à frente de Marina Helena (Novo), estável com os seus 2%.

Brancos e nulos eram 9% e agora são 8%, enquanto os indecisos eram 7% e neste momento são 6%. A sondagem da Quaest foi realizada entre os dias 27 e 29 de setembro, ouvindo 1.800 de vários pontos da capital paulista de forma presencial. Segundo os realizadores da pesquisa, a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. O protocolo de registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral é o SP-01233/2024.

Simulações de 2° turno

A Quaest também simulou três hipóteses de segundo turno para a disputa eleitoral da capital paulista. No primeiro, Ricardo Nunes venceria Guilherme Boulos por 49% a 33%. Se o atual prefeito enfrentar Pablo Marçal, a vitória seria por uma margem ainda maior: 53% a 23%. Já na hipótese de uma disputa entre Boulos e o coach goiano, o candidato de esquerda venceria por 41% a 36%.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar