ROCK IN RIO

Fim do mundo: Akon confundiu Rio com SP; Regan trocou o Brasil pela Bolívia

Mesmo de ascendência senegalesa, cantor nasceu nos EUA, local onde ninguém sabe direito o que se passa abaixo da Linha do Equador

Akon durante apresentação no Rock in Rio.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en BRASIL el

Não é de hoje que coisas assim acontecem. Neste domingo (22), último dia do Rock in Rio, o cantor americano Akon saudou a plateia com uma enorme gafe:

"São Paulo, como vocês estão se sentindo hoje?", perguntou.

A reação da plateia foi um sonoro coro que gritava o nome da capital fluminense:

Rio de Janeiro!”

Mesmo de ascendência senegalesa, Akon nasceu em San Luis, Missouri (EUA). E, assim como a grande maioria dos americanos, mal sabe o que se passa abaixo da Linha do Equador.

Ronald Regan

O então presidente americano Ronald Regan fez, em 1982, pior do que o Akon. Durante uma rara visita oficial de um presidente americano ao Brasil ele disparou, em pleno jantar oficial, em Brasília, na presença do então ditador brasileiro João Baptista Figueiredo, um brinde “ao povo da Bolívia”.

Ao ser corrigido, ele ainda tentou consertar: "bem, na verdade, é para onde eu vou depois", tropeçando mais uma vez, pois sua próxima parada seria a Colômbia, e a Bolívia nem estava na programação da única viagem que fez à América do Sul.

Os assessores de Regan tentaram, então, ajeitar, mas deixaram tudo muito pior. Ao trocarem, na transcrição oficial, a palavra Bolívia, ao invés de escrever Brasil colocaram “Bogotá”, a capital da Colômbia.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Julinho Bittencourt no Bluesky.