Pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta segunda-feira (23) confirma que a cadeirada desferida por José Luiz Datena (PSDB) causou um efeito negativo na candidatura de Pablo Marçal (PRTB), freando a trajetória de ascensão que o ex-coach teve desde o início da campanha política.
O estudo, encomendado pela TV Record, mostra Ricardo Nunes (MDB) na liderança com 27%, seguido de Guilherme Boulos (PSOL) que cresceu 2 pontos e chegou a 24%.
Marçal, que dividia a segunda posição com Boulos na pesquisa anterior, divulgada antes da cadeirada, oscilou um ponto para menos e está com 21%
Tabata Amaral (PSB) manteve os 9% e Datena oscilou um para menos, ficando em quarto lugar com 5% das intenções de votos. Veja os dados.
- Ricardo Nunes (MDB): 27% (+3)
- Guilherme Boulos (PSOL): 24% (+2)
- Pablo Marçal (PRTB): 21% (-1)
- Tabata Amaral (PSB): 9% (=)
- José Luiz Datena (PSDB): 5% (-1)
- Marina Helena (Novo): 2%
- Outros (Altino Prazeres (PSTU), Bebeto Haddad (DC), João Pimenta (PCO) e Ricardo Senese (UP)): 1%
- Nulo/branco: 5%
- Não sabem/não responderam: 6%
Na pesquisa espontânea, Nunes e Marçal são citados por 16% dos entrevistados, enquanto Boulos é lembrado por 15%. Tabata foi citada por 7% e Datena por 2%. Outros são 3%. Brancos e nulos 10% e não sabem 31%.
Segundo turno
No segundo turno entre Marçal e Boulos, a pesquisa mostra vitória do deputado por 40% a 38%. Nulos e brancos são 11%, e 11% não souberam ou não responderam.
O candidato do PSOL, no entanto, seria derrotado pelo atual prefeito por 47% a 35% - com 9% de nulos e brancos e de indecisos.
Em uma disputa entre Marçal e Nunes, o atual prefeito venceria a disputa com 44%. O candidato do PRTB teria 32%. Nulos e brancos somaram 12%, e 12% não souberam ou não responderam.
A pesquisa ouviu 1,5 mil eleitores entre os dias 20 e 21 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número SP-00265/2024, tem um nível de confiança de 95%.
Pesquisa anterior
A sondagem anterior do Real Time Big Data, divulgada em 16 de setembro, apontava um empate triplo na liderança: o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) tinha 24% das intenções de voto, e logo atrás dele apareciam Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB), com 22% cada. Como a margem de erro do estudo era de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os três candidatos estavam em situação de empate técnico.
A pesquisa apontava, ainda que Tabata Amaral (PSB) tinha 9% das intenções de voto. Ela era seguida por José Luiz Datena (PSDB), com 6%; e Marina Helena (Novo), que somava 3%.