DEBATE DA CULTURA

Cadeirada: vídeo de outro ângulo mostra bastidores da agressão de Datena a Marçal

Confira cenas do antes, durante e depois da cadeirada de José Luiz Datena em Pablo Marçal que não foram exibidas pela TV Cultura

Datena agride Pablo Marçal com cadeirada durante debate da TV Cultura.Créditos: Reprodução/TV Cultura
Escrito en BRASIL el

Um vídeo gravado por um integrante da plateia do debate da TV Cultura entre os candidatos à prefeitura de São Paulo, na noite deste domingo (15), mostra cenas da agressão de José Luiz Datena (PSDB) a Pablo Marçal (PRTB) que não foram exibidas pela emissora. 

VEJA TAMBÉM - Pablo Marçal faz cena com cadeirada de Datena, 'chora' nas redes e diz que fraturou costela

Datena agrediu Marçal com uma cadeirada após citar acusações de assédio contra o apresentador, que teriam levado à morte de sua sogra, e de chamar o candidato do PSDB de "arregão". Após a agressão, Datena foi expulso do debate, Marçal foi internado em um hospital e o programa foi retomado. 

No vídeo de bastidores, é possível ver a irritação de Datena pouco antes de pegar uma cadeira e partir para cima de Marçal. As imagens mostram, ainda, outros candidatos, como Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB), tentando conter o apresentador segundos após a agressão. O registro revela, ainda, a troca de xingamentos entre Datena e Marçal depois da cadeirada, bem como a movimentação dos candidatos, assessores e equipe da TV Cultura logo após a cadeirada. 

Assista: 

Entenda o que aconteceu 

Apesar das regras mais rígidas, o debate da TV Cultura entre os candidatos a prefeito de São Paulo, na noite deste domingo (15), esquentou quando José Luiz Datena (PSDB) perdeu a paciência com Pablo Marçal (PRTB) e partiu pra cima do ex-coach. O jornalista quebrou uma cadeira no rival.

O mediador, Leão Serva, chamou logo os comerciais. Em seguida, quando retornou a transmissão, o jornalista informou que, de acordo com o regulamento, Datena tinha sido expulso do debate. Marçal, por sua vez, pediu para deixar o local para buscar atendimento por causa da cadeirada.

“O Brasil quer saber, São Paulo quer saber. Você é um arregão. Atravessou o debate esses dias para me dar um tapa, que você queria ter feito. Você não é homem nem para fazer isso”, provocou Marçal. Na sequência, Datena foi pra cima do coach com a cadeira. Veja o vídeo abaixo. 

A briga entre os dois é antiga. O endurecimento das regras se deu em razão do clima de guerra instalado na campanha e da tensão com a participação de Marçal, que usa a estratégia de desestabilizar emocionalmente os adversários com provocações e acusações infundadas.

Após acusar Boulos de ser usuário de drogas no primeiro debate e mostrar uma carteira de trabalho para provocá-lo, o ex-coach provocou Datena no debate da TV Gazeta.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Ivan Longo no Bluesky.