Você já ouviu falar de Andrew Tate? Este influenciador digital praticamente inventou o sistema de cortes de redes sociais que tem sido amplamente usado pela campanha de Pablo Marçal (PRTB) à prefeitura de São Paulo.
Considerado um "guru" de Marçal, Tate ficou conhecido por suas opiniões misóginas sobre masculinidade e mulheres. Ele tem estado envolvido em várias alegações e controvérsias que atraíram significativa atenção da mídia.
Tate é um ex-Big Brother do Reino Unido e ex-lutador de kickboxing que se tornou influenciador nas redes sociais. Ele está preso na Romênia sob acusações de tráfico humano, estupro, assédio contra menores de idade e formação de quadrilha.
Ele e seu irmão, Tristan, foram presos em março de 2022, com as autoridades romenas alegando que atraíam mulheres sob falsos pretextos para transformá-las em prostitutas.
Relatórios indicam que pelo menos seis vítimas foram submetidas a abusos físicos e mentais, levando a investigações em andamento e buscas adicionais nas propriedades de Tate em agosto de 2024.
Ele já fez declarações sugerindo que as mulheres "pertencem ao lar" e que elas são responsáveis pelas agressões sexuais que sofrem.
Ele é apontado como um dos responsáveis pelo aumento nos incidentes de misoginia entre jovens, especialmente em ambientes educacionais no Reino Unido e na Austrália.
Nas redes sociais, os cortes de Tate viralizam e alcançam milhões de pessoas - inclusive durante seu período na cadeia - e o rei da masculinidade tóxica inspirou o método Marçal que fez com que o ex-coach se tornasse o líder nas redes sociais - mas não nas pesquisas - para a prefeitura de São Paulo.
Em entrevista à Jovem Pan, Marçal afirmou que copiou os métodos do americano. "Eu modelei um americano que fez isso e se tornou o cara mais pesquisado do mundo na Internet", afirmou o candidato.