A Quaest divulga nesta quarta-feira (28) uma nova pesquisa sobre a disputa pela prefeitura de São Paulo. Será o primeiro levantamento do instituto após o último Datafolha ter indicado um empate técnico entre três candidatos.
Segundo a pesquisa publicada pelo Datafolha em 22 de agosto, Guilherme Boulos (PSOL) liderava numericamente com 23% das intenções de voto, seguido por Pablo Marçal (PRTB), que chegou a 21%, e pelo atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), que tinha 19%.
Já a última sondagem feita pela Quaest na capital paulista foi realizada há pouco menos de um mês, divulgada em 30 de julho, e mostrava um empate técnico triplo na liderança, mas entre Boulos, Nunes e José Luiz Datena (PSDB). Àquela altura, Nunes tinha 20% das intenções de voto, com Boulos e Datena somando 19% cada um.
Em seguida vinham Pablo Marçal, com 12%; Tabata Amaral (PSB), com 5%; Kim Kataguiri (União Brasil), que não concorre à prefeitura de São Paulo, e Marina Helena (Novo), com 3% cada.
O que a nova pesquisa Quaest de SP traz
O instituto Quaest ouviu 1.200 eleitores da capital paulista entre os dias 25 e 27 de agosto por meio de entrevistas pessoais, domiciliares e presenciais. Antes de fazer as questões relacionadas à pesquisa estimulada, o instituto perguntou ao eleitor se ele já decidiu o voto e quem seria a pessoa escolhida.
Foram apresentados seis possíveis cenários de segundo turno, com enfrentamentos de Guilherme Boulos contra Ricardo Nunes, Pablo Marçal e José Luiz Datena. A sondagem traz ainda simulações de Nunes com Marçal e Datena e um cenário com estes dois últimos disputando o turno final.
A pesquisa Quaest conta também com uma avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), medindo o grau de influência do seu apoio e se o eleitor sabe qual candidato ele está apoiando. O mesmo foi perguntado em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). E traz uma avaliação da gestão do atual prefeito Ricardo Nunes e o questionamento sobre qual o principal problema enfrentado pela cidade de São Paulo atualmente.
A pesquisa Quaest está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo SP-08379/2024. A margem de erro da sondagem é de três pontos percentuais para mais ou para menos.