PONTO DE VIRADA

Órgão do governo Lula vai abandonar WhatsApp e adotar serviço nacional de mensagens: "Soberania"

Objetivo é proteger comunicação do monopólio da Meta e de órgãos de espionagem dos Estados Unidos

Órgão do governo Lula deve abandonar WhatsApp e adotar serviço de mensagens próprio.Créditos: Igor do Vale/Folhapress
Escrito en BRASIL el

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), órgão subordinado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) do governo Lula, vai abandonar aplicativos privados de mensagens controlados por empresas estrangeiras, como o WhatsApp, e adotará um serviço próprio e nacional para a comunicação interna. 

O anúncio foi feito na última quarta-feira (14) pelo presidente da agência, o ex-secretário-executivo do Ministério da Justiça Ricardo Cappelli. Segundo Cappelli, o objetivo é proteger as informações sobre a indústria nacional de empresas como a Meta e de órgãos de espionagem dos Estados Unidos. 

"Adeus. Estamos abrindo na ABDI uma concorrência para adquirir um serviço próprio, nacional, de mensageria entre os colaboradores, de forma a preservar informações da indústria nacional. Chega de dar tudo de bandeja para a Meta/NSA/CIA do Sr. Mark Zuckerberg. Soberania", escreveu Cappelli através das redes sociais. 

Confira: 

Cappelli atuou, antes de ser nomeado na ABDI, como ministro interino Gabinete de Segurança Institucional (GSI) após a demissão de Gonçalves Dias por inação na tentativa de golpe de Estado deflagrada por bolsonaristas em 8 de janeiro de 2023.  

À época, Cappelli fez críticas ao uso de redes sociais e aplicativos de mensagens para repasse de informes de inteligência.

"Não é adequado que informes de inteligência confidenciais de um país sejam repassados através de um aplicativo de mensagem de uma empresa privada de uma nação estrangeira. Não se trata de xenofobismo nem conspiracionismo. Estamos tratando de SOBERANIA NACIONAL", havia publicado na ocasião em 27 de abril de 2023 em suas redes sociais.