Um estudo feito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e publicado na revista científica Journal of Human Environment and Health Promotion apontou quais são os rscos invisíveis nas academias. O estudo apontou ainda quais são os aparelhos mais sujos desses tipos de estabelecimento.
Segundo o levantamento, que contou com 120 avaliações, realizadas entre outubro e dezembro de 2023, os equipamentos com maior acúmulo de sujeiras foram a barra de agachamento, o haltere de 8 kg, a máquina de hack squat e a máquina de leg press.
Te podría interesar
Para identificar estes quatro piores foram feitos 48 testes de proteína (sujeira). Foram inspecionadas duas unidades localizadas na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Método de fluorescência
Foram feitos também 28 testes pelo método de fluorescência, que utiliza emissão de luz para identificar partículas. Os resultados positivos para contaminação microbiana foram constatados através desses testes no leg press, no haltere de 8kg e na máquina de chest fly (voador).
Te podría interesar
Foram constatadas ainda sujeiras identificáveis através de inspeções visuais em 95,8% dos aparelhos da primeira academia avaliada, que era pública, e em 33,3% da segunda, que era uma unidade privada.
Com informações do Globo