Uma frente fria chega neste fim de semana causando queda de temperatura em boa parte do Brasil. A região Sul, em especial, deve ter geadas com termômetros registrando marcas negativas em áreas da serra gaúcha e catarinense.
As temperaturas devem cair com mais força na faixa que vai do centro-sul e leste do Paraná até o sul do estado do Rio Grande do Sul. No Mato Grosso do Sul, também há possibilidade de geada na região de fronteira do Brasil com o Paraguai.
Te podría interesar
Já em São Paulo, a temperatura deve ter uma queda mais acentuada entre domingo (30) e segunda-feira (1º), com um possível frio recorde no ano, com mínima de 10ºC e máxima de 14ºC na segunda.
A frente fria ainda traz chuvas no fim de semana em São Paulo. A Defesa Civil Municipal da capital paulista decretou estado de alerta desde as 10h30 de sexta-feira (28).
No Rio de Janeiro, o sábado amanhece quente, mas à noite a frente fria que ingressa no estado começa a derrubar a temperatura e favorece a ocorrência de pancadas de chuva. No domingo, as máximas devem ser de 21°C no Rio e 20°C em Paraty.
Alerta de frio intenso no RS
Em Porto Alegre, a Defesa Civil Municipal emitiu nesta sexta-feira um alerta preventivo de frio intenso que deve durar até a manhã de terça-feira (2). A massa de ar frio de origem polar já ingressou no Rio Grande do Sul, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e as mínimas devem ser inferiores a 5 graus na capital gaúcha.
Ainda de acordo com o Inmet, neste sábado (29), há possibilidade de geada na Fronteira Oeste, Campanha, região Sul, região Central, Serra, Vale do Sinos, Vale do Paranhana, Vale do Caí e parte das regiões Noroeste e Norte.
A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a formação de geada nas regiões do Meio-Oeste e do planalto Sul do estado no período da manhã de sábado. As mínimas do dia devem variar entre 0 e 9°C, atingindo valores negativos nos pontos mais altos da Serra. No litoral Norte e no planalto Norte, as temperaturas ficam entre 7 e 15°C, com as máximas entre 13 e 18°C no Vale do Itajaí, planalto Norte e no litoral Norte.
Já no domingo (30), devido a uma intensa massa de ar seco polar em Santa Catarina, o dia deve ter formação de geada nos pontos mais altos do estado, com nevoeiros entre a madrugada e a manhã. O tempo permanece estável e haverá predomínio de sol em todas as regiões catarinenses.