O pastor bolsonarista André Valadão, líder da Igreja Batista da Lagoinha, voltou a polemizar nestes dias ao desferir uma série de ataques obscurantistas contra as universidades e, em vídeo que circula pelas redes, chegou a orientar seus fiéis a não enviarem seus filhos às instituições de ensino de terceiro grau.
“Não manda o seu filho para a faculdade. Vai vender picolé na garagem. ‘Ah, mas eu não criei meu filho para isso’. Você criou para quê? Para ele ir para o inferno? Criou sua filha para virar uma vagabunda, rodada, ou para ser uma mulher santa, digna, de família e cheia de Deus?”, disse sob aplausos. “Aí ela tem um diploma e é rodada, é doida”, emendou.
Te podría interesar
Por causa da violência e obscurantismo presente na fala de Valadão sobre as universidades, houve uma forte reação de variados setores da sociedade. No entanto, o líder fundamentalista dobrou a aposta e, ao responder comentários de seus seguidores no Instagram, classificou as instituições de ensino de graduação como lugares de "trevas".
"Luz nas trevas, sermos influenciadores nos lugares onde a gente chega e não sermos engolidos por aquilo que é pregado e doutrinado naquele lugar [universidade]. Eu prefiro os meus filhos cheios de Deus do que qualquer outra coisa deste mundo", declarou Valadão nesta quinta-feira (10).
Te podría interesar
Na legenda que acompanha o vídeo, Valadão tenta remediar o que declarou sobre as universidades. "Tudo que falo em púlpito é com compromisso com a palavra (Bíblia). E mesmo não estando isento de errar, há uma distorção sobre o que foi dito por aproveitadores que discordam de qualquer coisa que for dita por mim ou qualquer um que propague o evangelho. Não sou contra jovens frequentarem a faculdade, e nem contra cristãos na ciência", disse.
Mas, em seguida, ele volta a atacar os espaços de produção de saberes. "Mas acredito que o ambiente de algumas faculdades, tanto aqui nos Estados Unidos quanto no Brasil, ainda não é totalmente seguro para jovens imaturos quanto aos ensinamentos cristãos. Além disso, é importante ressaltar que somente os pais conhecem seus filhos para saber se serão influenciados ou influenciadores em qualquer lugar", afirma o religioso.
"É papel do cristão entrar em diversas áreas da sociedade e mostrar a transformação do evangelho, não temos medo de lugares que não partilham da nossa fé. Pelo contrário, somos uma religião perseguida em muitos lugares e estamos lá. Que cada família cuide dos seus, permanecendo na fé cristã, amando seu próximo e a Deus sobre todas as coisas", conclui o pastor bolsonarista.
André Valadão é detonado por Gil do Vigor
O economista e ex-BBB Gil do Vigor publicou um vídeo em suas redes sociais criticando duramente as falas do pastor André Valadão sobre a educação.
Nesta quarta-feira (19), um vídeo de Valadão viralizou. O líder da Igreja Batista da Lagoinha afirmou durante um sermão que os fiéis não deveriam enviar seus filhos para a faculdade.
Gil, que é cristão, rebateu os argumentos de Valadão e afirmou que a fala do pastor tem fins manipulativos. Vale lembrar que o ex-BBB nasceu em situação de vulnerabilidade social e hoje faz seu doutorado em Economia na Universidade de Davis, na Califórnia, EUA.
"Essas pessoas, elas querem manipular vocês. Elas utilizam da ignorância, gente, pra juntar massas e, assim, dominar. Porque a falta do conhecimento, a ignorância, gente, é um prato cheio pra esses manipuladores", disse Gil.
"O conhecimento e a verdade não liberta apenas do espiritual. É o conhecimento que liberta da pobreza, liberta da miséria, liberta da desigualdade", afirma o economista.
"É inadmissível que um homem que tem acesso a tantas pessoas gere, espalhe desinformação. É um absurdo", afirma. "O meu conhecimento nunca me afastou de Deus. Pelo contrário, me aproximou. E as pessoas têm o direito de aprender, de se libertar. Libertar dessas pessoas, enganadores, manipuladores, falsos profetas, que utilizarão o nome de Deus. São lobos em pele de cordeiro", completou o ex-BBB.
Confira a fala completa de Gil:
O que disse André Valadão
O pastor André Valadão, líder da Igreja Batista da Lagoinha, compartilhou um vídeo em suas redes sociais nesta terça-feira (18), onde aconselha seus seguidores a não enviarem seus filhos para a universidade. Segundo ele, as instituições de ensino superior podem arruinar a vida dos estudantes.
“Não manda o seu filho para a faculdade. Vai vender picolé na garagem. ‘Ah, mas eu não criei meu filho para isso’. Você criou para quê? Para ele ir para o inferno? Criou sua filha para virar uma vagabunda, rodada, ou para ser uma mulher santa, digna, de família e cheia de Deus?”, disse sob aplausos. “Aí ela tem um diploma e é rodada, é doida”, emendou.
“Aí seu filho está lá, doutor, com mestrado, doutorado… você vai falar de Jesus e ele fala assim: ‘Não fala de Deus para mim’. Acabou sua vida, irmão”, completou.
O pastor foi duramente criticado nas redes sociais por seu posicionamento contra a educação. Vale lembrar que André Valadão foi um dos principais apoiadores de Jair Bolsonaro no ano de 2022.