CHEGA DE ARRUAÇA!

PF investigará Pablo Marçal e quem espalha fake news sobre tragédia no RS

Informações falsas e circo de bobagens descarregados às toneladas nas redes por bolsonaristas estão atrapalhando operações de resgate. Autores e disseminadores serão levados à Justiça

Coach bolsonarista Pablo Marçal será um dos investigados pela PF.Créditos: Governo Federal e redes sociais
Escrito en BRASIL el

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, informou na noite desta terça-feira (7) que a Polícia Federal investigará as volumosas fake news relacionadas à catastrófica enchente enfrentada pela população do Rio Grande do Sul nos últimos dias. As informações falsas e o circo de bobagens descarregados diariamente nas redes sociais são criados e espalhados por perfis de extrema direita, abertamente adeptos do bolsonarismo, e estão atrapalhando de forma direta as operações de resgate e socorro.

“Pedi que o ministro Ricardo Lewandowski [da Justiça e Segurança Pública] desse uma entrevista à imprensa anunciando que vai pedir à Polícia Federal que abra procedimento, e que a AGU [Advocacia-Geral da União], junto com o Ministério da Justiça, irá acionar os órgãos competentes para consequente ação judicial e de responsabilização dessas pessoas", declarou Costa durante uma reunião com todos os ministros do governo federal envolvidos nas ações levadas a cabo no Rio Grande do Sul, realizada na sala de emergência montada em Porto Alegre.

Comandantes das Forças Armadas, assim como servidores dos órgãos estaduais civis e militares envolvidos nas operações, vêm relatando resistência por parte da população, assim como grandes dificuldades para realizarem as ações necessárias, por conta das mentiras espalhadas em larga escala pelos bolsonaristas. Uma conferida rápida nas páginas desses extremistas, inclusive de deputados e outros parlamentares seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), já mostram o volume de informações mentirosas que eles distribuem para seus fanáticos apoiadores.

“As Forças Armadas e equipes de resgate da Defesa Civil estão exausta de tanta fake news. AGU e PF devem agir para identificar os agentes criminosos e para impedir sua ação organizada para prejudicar os resgates e salvamentos”, disse o ministro Paulo Pimenta, chefe da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), que é gaúcho e tem se mostrado indignado com a confusão gerada pela enxurrada de mentiras pulverizada pelos bolsonaristas.

Coach Pablo Marçal e a fake news devastadora

O coach bolsonarista Pablo Marçal, muito conhecido nas redes sociais por seus conteúdos bizarros e grotescos, assim como pela legião de seguidores que o defende, espalhou uma mentira descarada nos últimos dias e relacionada à tragédia do Rio Grande do Sul. Na publicação mentirosa, o personagem adorado pela extrema direita afirmava que a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul estaria exigindo nota fiscal das doações feitas para socorrer a população.

Mesmo com 98 mortos até o momento e uma centena e meia de desaparecidos, Marçal divulgou deliberadamente a mentira e gerou muita confusão no ambiente já caótico no Estado. Foi preciso que um coronel da Brigada Militar gaúcha gravasse um vídeo e divulgasse nos perfis institucionais do estado desmentindo a atitude mórbida do coach bolsonarista.

“A Brigada Militar reforça que não está realizando fiscalizações em embarcações, não está cobrando notas fiscais ou impedindo a circulação de alimentos. Como Instituição de segurança pública, todas nossas forças estão voltadas em salvar vidas e manter a ordem pública”, diz o porta-voz da corporação no comunicado gravado.

Pelas redes sociais, internautas foram para cima do coach-meme e relembraram outros absurdos protagonizados pelo cidadão que foi até pré-candidato à Presidência da República em 2022; já organizou uma atividade que levou um funcionário dele à morte e chegou a colocar um grupo inteiro em risco de morte durante uma atividade de montanhismo sem nenhuma estrutura ou bom senso.