O Pentágono, centro militar dos Estados Unidos da América, confirmou nesta sexta-feira (24) que o Departamento de Estado aprovou a venda de R$ 4,9 bilhões em helicópteros Black Hawk para o governo brasileiro. Não foi especificado o número de aeronaves que serão vendidas para as Forças Armadas do Brasil, tampouco quando o acordo deve ser firmado e a remessa enviada ao país.
O famoso helicóptero militar produzido na indústria bélica norte-americana foi imortalizado no filme ‘Falcão Negro em Perigo’, de 2001, que retrata a história real de uma unidade dessa aeronave, com uma unidade de elite da Força Aérea dos EUA, que caiu em combate em Mogadíscio, capital da Somália, em 1993. A Força Aérea Brasileira (FAB) já opera vários Black Hawk, há anos.
Com mais de 4 mil unidades fabricadas até hoje pela empresa Sikorsky, metade deles foi vendida para outros países. Visto como um helicóptero muito eficiente tanto para o transporte de numerosas tropas quanto para resgates, unidades do Black Hawk da FAB foram utilizados recentemente nas operações de socorro realizadas durante a tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul.
O Ministério da Defesa do Brasil ainda não se manifestou sobre a compra dos aparelhos militares, assim como não o governo não deixou claro se eles serão incorporados à FAB ou se integração os setores de aviação do Exército ou da Marinha.