Uma situação crítica que quase terminou em tragédia se transformou em arte, que vai ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Um quadro do cavalo “Caramelo”, que ganhou fama em todo o Brasil, e até no exterior, após passar quatro dias ilhado em cima do telhado de uma casa no município de Canoas, foi leiloado. A obra é de autoria do artista argentino Jose Acuña.
Te podría interesar
O quadro atingiu o valor de R$ 130 mil e o dinheiro arrecadado no leilão, realizado na noite desta segunda-feira (13), será encaminhado para doação aos desabrigados das chuvas no estado gaúcho.
O evento foi organizado pelo Sindicato dos Leiloeiros Rurais do Rio Grande do Sul (Sindilei-RS) e arrecadou ao todo R$ 1,2 milhão, incluindo itens como uma prancha e uma camiseta doadas pelo surfista Gabriel Medina, camisetas do Santos FC e da seleção brasileira, ambas autografadas por Pelé, réplicas de capacetes de Ayrton Senna e da camiseta usada no último desfile da modelo Gisele Bündchen. Foram a leilão 94 peças.
Te podría interesar
A organização do evento, intitulado “Martelo Solidário”, informou que todo o dinheiro será colocado na conta do próprio sindicato e será destinado, de acordo com a demanda, a entidades que prestam apoio aos atingidos e para a reconstrução do estado.
O quadro de “Caramelo” tem 56 centímetros de largura por 47 de altura e retrata a cena que viralizou nas redes sociais: o cavalo resistindo em cima do telhado. Além da pintura, a obra foi leiloada junto a uma poesia do cantor e pecuarista Gujo Teixeira.
O tenso resgate
O cavalo foi resgatado, na quinta-feira (9), por equipes do Corpo de Bombeiros de São Paulo, do Rio Grande do Sul e de voluntários. Em seguida, “Caramelo” foi levado ao Hospital Veterinário da Ulbra pela cavalaria da Brigada Militar e continua em tratamento.
O veterinário que acompanha o tratamento do animal desde sua chegada informou que o estado de saúde do cavalo continua evoluindo muito bem.
“Todos os parâmetros estão dentro da normalidade”, destacou a equipe médica, que adiantou, ainda, que novos exames de sangue foram realizados para monitorar o caso.
A organização do “Martelo Solidário” disse que já está planejando um outro leilão para o próximo sábado (18), pois a doação de itens não para de chegar.