GRANDE SÃO PAULO

Diadema registra queda histórica de 57% nos roubos de veículos

Cidade governada pelo petista Filippi Júnior vem investindo em tecnologia e integração policial para reduzir os índices de criminalidade

Centro Integrado de Monitoramento de Diadema.Créditos: Prefeitura de Diadema/Divulgação
Escrito en BRASIL el

Dados divulgados recentemente pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-SP) revelam uma queda significativa nos índices de criminalidade no município de Diadema, na Região Metropolitana de São Paulo. Comparando janeiro deste ano com o mesmo período de 2023, as estatísticas mostram uma redução de 57% nos casos de roubo de veículos e 14% nos furtos. 

Esta redução histórica é atribuída aos esforços conjuntos da prefeitura, comandada por José de Filippi Junior (PT), em parceria com as forças policiais, em implementar medidas de segurança atreladas à tecnologia para reduzir os crimes na cidade. Os investimentos em barreiras eletrônicas, sistemas de monitoramento (como o Sistema Detecta), totens e câmeras de vigilância têm desempenhado um papel crucial na dissuasão de crimes. 

De acordo com o Secretário de Segurança Cidadã de Diadema, Deivid Couto, "a política de segurança pública do prefeito José de Filippi é aliada da ciência, pautada por estudos estatísticos e de inteligência".

"Evidentemente, a prefeitura recebe com alegria essas reduções criminais, mas vai continuar trabalhando em prol da segurança pública, investindo para tornar a cidade ainda mais segura", afirma Couto. 

O fortalecimento da Guarda Civil Municipal (GCM) também influenciou na queda dos índices de criminalidade. O Centro Integrado de Monitoramento, operado pela GCM, completou um ano de operação, registrando resultados significativos no auxílio às investigações policiais. Atualmente, há 346 câmeras instaladas pela corporação em locais estratégicos, incluindo escolas municipais. 

Entre outras medidas que vêm sendo adotadas, há a retomada do convênio estadual com o Sistema Infocrim e a criação do Observatório Municipal de Segurança Pública. 

O comandante da GCM, Edivaldo Mendes, enfatiza: "Esse investimento nos possibilitou ampliar a presença da GCM na cidade, aumentando o policiamento preventivo e fortalecendo serviços essenciais como o monitoramento".