A RedeTV! está sendo massacrada nas redes sociais por uma transmissão realizada no último domingo (24) no programa ‘Geral do Povo’, comandada pelo apresentador Geral Luís. Uma equipe da atração perseguiu e monitorou Andreas von Richthofen, irmão de Suzane von Richthofen, que junto com o namorado e o irmão dele assassinar os pais dela em 2002. O rapaz, que vive recluso e tem histórico de graves problemas psicológicos desde que teve a vida destruída pelo crime da irmã, vive numa chácara na região metropolitana de São Paulo.
A equipe de Geraldo Luís ficou seguindo Andreas e tentando abordá-lo, o filmando o tempo todo, de forma invasiva e desrespeitosa. Após o contato com rapaz não vir, eles resolveram abordá-lo diretamente na frente do imóvel, deixando-o nitidamente constrangido e irritado, embora agindo com educação.
Depois de muita insistência e de dizer que a chácara “estava com muito mato”, o produtor diz que a equipe do programa pode ir ao local “para limpar”, como se Andreas fosse um pobre coitado e precisasse de ajuda financeira. Ele herdou mais de R$ 10 milhões dos pais, recebe aluguéis de imóveis e tem vida econômica muito confortável. Antes de entrar em casa, ele ainda responde com o mínimo de educação ao inconveniente repórter “Obrigado, mas eu tenho dinheiro”.
No dia que as imagens foram ao ar, a forma como o próprio Geraldo Luís tratou do assunto e da abordagem a Andreas já causaram muito incômodo na audiência. “Andreas precisa ser resgatado urgentemente. Ele vai morrer lá. Magro, largado. O menino que era tão querido, perdeu casa de milhões, perdeu a chance de ser um médico, hoje vive preso. Os cravinhos estão soltos, a irmã vai se tornar advogada, e ele vai morrer”, diz o apresentador.
Ao contrário do que Geraldo Luís pensa, Andréas teve estudo e tinha uma carreira. Ele é farmacêutico e doutor em Química pela USP, mais conceituada universidade do Brasil, onde esteve por mais de uma década como acadêmico e é descrito como um profissional brilhante.
Veja o vídeo com a abordagem: