ATENÇÃO NAS COMPRAS

Dia do Consumidor: veja dicas para se proteger de golpes

Preços muito baixos e promoções chamativas podem indicar golpes; saiba seus direitos como consumidor

Saiba como se proteger de golpes no Dia do Consumidor.Créditos: Nataliya Vaitkevich
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Nesta sexta-feira (15), comemora-se o Dia do Consumidor, quando lojas costumam colocar seus produtos em promoções e atrair diversos consumidores. No entanto, é preciso estar atento não só aos preços baixos, mas também aos golpes que costumam acontecer nesta época. 

Segundo levantamento da empresa de prevenção de fraudes e segurança digital CAF, com dados do Banco Central, foram 2,8 mil tentativas de fraudes financeiras por minuto em canais eletrônicos durante o primeiro trimestre de 2023. 

Com avanço de tecnologias que utilizam Inteligência Artificial, esses golpes ficaram ainda mais sofisticados. Por isso, é preciso redobrar a atenção. Abaixo, confira algumas dicas para não sair no prejuízo neste Dia do Consumidor. 

Dicas para se proteger de golpes

Pesquise bem

Os preços baixos podem ser tentadores, mas é preciso realizar uma boa pesquisa antes na hora de fazer as compras. Pesquise as características do produto, a confiabilidade do site, principalmente através de relatos de outros consumidores, e os detalhes de preço.

Às vezes, as marcas costumam anunciar promoção em determinado item mas, na verdade, o valor atual corresponde ao valor antes  da "promoção".

Acesse os canais oficiais do fornecedor

Realize suas compras nos canais oficiais das empresas. Não clique em links de Whatsapp, Facebook ou outras redes sociais, principalmente se forem muitos "chamativos", com alertas de promoções fora do comum.

Entenda os prazos de troca e devolução

É importante estar atento aos prazos de troca e devolução para evitar prejuízo. O Código de Defesa do Consumidor estabelece que todo consumidor tem direito de arrependimento, ou seja, de trocar ou devolver o produto, mesmo que épocas de promoção, se a compra acontecer pela internet ou telefone. O prazo é de 7 dias. 

No entanto, em caso de compras de forma presencial, o direito de arrependimento não se aplica, e fica a critério do fornecedor estabelecer ou não um prazo para troca ou devolução.

Cheque os dados do fornecedor 

Uma das medidas mais importantes para evitar golpes é checar os dados do fornecedor na hora de finalizar a compra, como nome da empresa, CNPJ, endereço e canais de comunicação.

Guarde o comprovante de compra

Para ter direito a reclamar sobre as condições do produto, é preciso ter documentos que comprovem sua compra. Por isso, guarde todas as informações até que esteja totalmente satisfeito com o produto.

Garantia legal

O CDC também estabelece a garantia legal, que permite conserto, troca, devolução, estorno ou abatimento proporcional no valor em caso de vício no produto. Em caso de serviços e produtos não duráveis, o prazo

Direitos do consumidor

Muitas vezes, os consumidores deixam de reclamar e terem seu problema resolvido porque não conhecem seus direitos. Por isso, é importante ler o Código de Defesa do Consumidor e saber os meios de contato com o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor).