A Polícia Federal paranaense, em operação denominada "Trilha do Ódio", deflagrou uma ação contra a propagação de material ideológico nazista em plataformas digitais. O alvo da operação era uma pessoa que comercializava álbuns musicais do gênero Black Metal nazista, cujo nome é uma clara alusão ao partido liderado por Adolf Hitler no século 20.
Em cumprimento a ordem judicial, agentes da Polícia Federal realizaram buscas e apreensões no município de Almirante Tamandaré. A identidade do investigado permanece sob sigilo.
Te podría interesar
A Polícia Federal localizou e apreendeu um vasto acervo de objetos que fazem apologia ao nazismo, tais como discos de NSBM, bandeiras e vestimentas de grupos neonazistas. As investigações indicam que o suspeito é um dos maiores distribuidores de discos de Black Metal Nazista em território nacional. O material apreendido será periciado.
De acordo com as investigações, o suspeito se valia das redes sociais para ampliar o alcance da venda de seus materiais.
"As investigações foram iniciadas após a identificação de um perfil em redes sociais que disseminava conteúdo de apologia ao nazismo, incitação ao ódio e discriminação contra a comunidade judaica", afirmou a PF, em nota.
Conforme a Polícia Federal, as ações do investigado configuram o crime previsto no artigo 20 da Lei nº 7.716/1989, que penaliza a prática de discriminação racial. A pena para esse delito é de reclusão de um a três anos, cumulada com multa.
*Com informações de O Globo