Em todo fim de ano é muito comum, e já é tradição há muito tempo, a colocação de caixinhas de Natal em estabelecimentos comerciais, nas quais clientes deixam uma gorjeta que, após a celebração do nascimento de Jesus, é dividida entre funcionários. Acontece que tal prática acabou se tornando alvo de uma mulher idosa, no litoral paulista, que entra nos comércios e leva o pequeno cofrinho com as ofertas em dinheiro.
O primeiro caso ocorreu numa doceria da cidade de São Vicente, no domingo (15). Após entrar no estabelecimento, a mulher, que aparenta ter mais de 70 anos, fez uma pequena compra e ficou esperando o troco por parte da funcionária que a atendeu. Enquanto a empregada se distrai com a tarefa, a anciã aproveita e pega a caixinha de Natal, que é colocada dentro de uma sacola.
Segundo a dona da doceria, que se identificou apenas como Rita de Cássia, aproximadamente R$ 300 já tinham sido arrecadados, mas tudo foi embora com a ação da idosa. Ela nem percebeu o furto e só notou quando uma conhecida encontrou a caixa, quase totalmente vazia, restando apenas algumas moedas, jogada na porta de um comércio vizinho. As câmeras de segurança é que foram as responsáveis por identificar a ladra.
Dias depois, numa loja de conveniência de um posto de gasolina em Praia Grande, cidade vizinha a São Vicente, a mesma idosa repetiu a empreitada criminosa. Enquanto a atendente realiza seu serviço, ela pega a caixinha de Natal e a coloca também numa sacola. Neste caso, o valor furtado não foi divulgado.
Nenhum dos dois casos foi registrado numa delegacia, tampouco notificado à Polícia Militar. No entanto, a Polícia Civil na Baixada Santista informou que, após as imagens viralizarem nas redes sociais, um procedimento para tentar identificar a idosa foi iniciado.
Veja o vídeo com a ação da senhora: