Os eleitores que optarem por votar no primeiro turno das eleições municipais de 2024 usando o e-Título têm somente até este sábado (5) para baixar ou atualizar o aplicativo. Isso porque, no domingo (6), a Justiça Eleitoral irá suspender o download para evitar instabilidade.
O e-Título é um aplicativo disponível gratuitamente nas plataformas tanto iOS quanto Android e disponibiliza o título de eleitor de forma digital. Ele pode substituir o título impresso ou o documento com foco caso o eleitor tenha feito seu cadastro biométrico e, portanto, possui foto no aplicativo.
Além disso, o aplicativo também serve para consultar o local de votação, apresentar justificativa eleitoral no dia das Eleições e após o pleito, emitir declaração de trabalhos eleitorais e outros serviços que podem ser consultados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como baixar o e-Título
- Para baixar o e-Título, basta procurar o aplicativo na Google Play (Android) ou na Apple Store (iOS);
- Após a instalação, clique em "Começar no e-Título", concorde com os termos e condições e clique em "Continuar";
- Em seguida, informe alguns dados como nome, data de nascimento, número do CPF e nome da mãe e do pai;
- Clique em "Entrar no e-Título";
- Confirme seus dados como local de votação, telefone, profissão e clique em "Finalizar";
- Digite sua senha e clique em "Continuar";
- Caso o aplicativo peça uma confirmação da sua identidade por meio de uma selfie, clique em "Sim" e depois em "Prosseguir";
O TSE informa que o aplicativo dispõe de ferramentas inclusivas para pessoas com deficiência visual, baixa visibilidade ou daltônicas.
Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky.