TRAGÉDIA AÉREA

Avião cai após colidir com morro em SP

Acidente com aeronave da Embraer ocorreu na região de Paraibuna; não há informações sobre sobreviventes

Destroços do avião que caiu entre Paraibuna e Santa Branca, interior de SP.Créditos: Reprodução/Vídeo TV Vanguarda
Escrito en BRASIL el

Um avião de pequeno porte colidiu contra um morro e caiu entre os municípios de Paraibuna e Santa Branca, no interior de São Paulo, no fim da tarde desta quarta-feira (23). A aeronave, um Embraer-121 Xingu com oito assentos e matrícula PT-MBU, desapareceu dos radares às 18h39, durante uma forte tempestade que atingia a região.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 18h46, após moradores locais relatarem a queda e ouvirem um forte estrondo, seguido de uma explosão. Segundo testemunhas, o avião teria apresentado uma falha no motor pouco antes do impacto. As equipes de resgate encontraram a aeronave em uma área de mata de difícil acesso, próximo à Estrada da Fazenda Capela, entre os sítios Carpir e Caetê, já no fim da noite. No local, os destroços estavam espalhados e havia forte cheiro de combustível.

Apesar da rápida resposta das autoridades, até às 23h desta quarta, nenhum sinal de sobreviventes havia sido identificado. A operação foi dificultada pelas condições meteorológicas adversas, como chuva intensa e baixa visibilidade, além do estado de destruição da aeronave. O terreno acidentado também obrigou os bombeiros a se deslocarem a pé para chegar ao local do acidente.

O avião havia decolado de Florianópolis (SC) com destino a Belo Horizonte (MG). Ainda não se sabe quantas pessoas estavam a bordo no momento da queda. A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que a aeronave, operada pela empresa Abaeté Aviação, estava em situação regular e autorizada para táxi aéreo. Segundo a FAB, o avião sumiu dos radares pouco antes do impacto.

O Salvaero, responsável pelas operações de buscas e salvamento da FAB, coordena os trabalhos, que contam com apoio de equipes da Polícia Civil, Polícia Militar e Defesa Civil. O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) foi acionado para realizar a coleta de dados iniciais, visando identificar as possíveis causas do acidente.

*Matéria em atualização