Um adolescente de 14 anos matou três colegas dentro de uma escola municipal da cidade de Heliópolis, no sertão da Bahia, distante 332 quilômetros de Salvador, no fim da tarde desta sexta-feira (18). O crime ocorreu no Colégio Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dom Pedro I, localizado no povoado da Serra dos Correias.
As circunstâncias exatas do ataque ainda não foram passadas oficialmente pelas autoridades baianas, mas o Ministério Público da Bahia informou que o autor dos disparos foi identificado como Samuel Santana Andrade. Segundo testemunhas, o adolescente teria atirado nos companheiros dentro da sala, durante uma aula. As vítimas, todas de 15 anos, Adriele Vitória Silva Ferreira, Fernanda Sousa Gama e Jonathan Gama dos Santos. Unidades especiais da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica já se deslocaram para o município, por determinação do governador Jerônimo Rodrigues (PT), para apurar o ocorrido e dar celeridade às investigações.
“O Ministério Público está empenhado na apuração rigorosa das circunstâncias que envolvem este episódio trágico, em parceria com as forças policiais, buscando a coleta de provas e indícios para a completa elucidação dos fatos”, informou por meio de nota o MP.
A Secretaria de Educação estadual declarou que encaminhou psicólogos do Programa de Valorização à Saúde do Professor para dar assistir à comunidade do povoado, chocada com a tragédia. O governo do Estado da Bahia decretou luto oficial de três dias por conta da tragédia.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Henrique Rodrigues no Bluesky.