Quem entrou nos portais de notícias brasileiros nesta quinta-feira (17) deu de cara com a mesma chamada em todos os veículos, que aliás usavam um termo que foi parar nos trending topics do X (antigo Twitter): “Peida Leite”.
Como assim? “Peida Leite”? O que é “Peida Leite”? Ou melhor, quem é “Peida Leita”?
Pois bem, eis que será explicado o fenômeno para o inusitado vocábulo composto ter tomado a internet e ter sido exposto em todos os jornais.
“Peida Leite” é o apelido de Rhuan Cannygia Chenneman Batista, de 27 anos, que segundo a Polícia Civil do Espírito Santo é um integrante de alto escalão da facção Primeiro Comando de Vitória (PCV), braço direito de Fernando Moraes Pimenta, o Marujo, que seria o líder máximo da quadrilha.
Ainda de acordo com as autoridades capixabas, “Peida Leite” seria o responsável pela distribuição de entorpecentes no bairro São Geraldo, em Cariacica, e alguns pontos no bairro Aribiri, em Vila Velha, sendo incumbido ainda pela facção de expandir os negócios para outras regiões do estado. Ao ser detido, estava portando uma pistola automática e tinha um caderno com anotações que seriam “salves” emitidos de dentro dos presídios, por outras lideranças do grupo.
“Peida Leite” é um criminoso perigoso? Sim, pelas informações da Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo, é um líder de facção importante no estado, mas a grande dimensão das chamadas jornalísticas, com explosivas buscas no Google e milhões de menções no X, obviamente foram em decorrência de seu apelido incomum. O que no fundo mostra que o brasileiro em geral está eternamente na 5ª série.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Henrique Rodrigues no Bluesky.