ELEIÇÕES 2024

Quaest divulga pesquisa para prefeitura de São Paulo com efeitos do apagão e debate Boulos x Nunes

Novo levantamento, o primeiro do instituto no 2º turno, mede qual o impacto na opinião pública da falta de luz na capital paulista e do primeiro encontro entre os candidatos nesta etapa da eleição

Guilherme Boulos e Ricardo Nunes.Créditos: Leandro Paiva/@leandropaivac/Afonso Braga/Câmara Municipal de São Paulo
Escrito en BRASIL el

A Quaest divulga, nesta quarta-feira (16), nova pesquisa de intenções de voto sobre a prefeitura de São Paulo. Trata-se do primeiro levantamento do instituto no segundo turno da eleição, que é disputado entre o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB)

Os pesquisadores realizaram entrevistas em toda a capital paulista entre os dias 13 e 15 de outubro. Ou seja, a sondagem já deve trazer quais os impactos na opinião pública do apagão que atinge São Paulo desde a última sexta-feira (11) e do primeiro debate entre Boulos e Nunes no segundo turno, promovido pela Band na última segunda-feira (14).

A expectativa é que o cenário seja mais positivo para Boulos na nova pesquisa, visto que o Nunes vem sendo responsabilizado pela falta de luz em São Paulo e que o candidato do PSOL acuou o atual prefeito no debate ao associá-lo a casos de corrupção e desafiá-lo a abrir seu sigilo bancário. 

Estudo do DataFórum, plataforma de análise de dados da Revista Fórum, dá algumas pistas dos efeitos que o debate causou na opinião pública. De acordo com a análise, Boulos superou amplamente Nunes em engajamento no X (antigo Twitter) durante a transmissão do encontro eleitoral. As republicações da esquerda envolvendo o nome de Boulos representaram 62,81% do total analisado, enquanto o compartilhamento de postagens da direita relacionadas a Nunes somou apenas 28,66% do fluxo monitorado. 

A pesquisa Quaest, por sua vez, contou com 1.200 entrevistas realizadas por meio de abordagem pessoal, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. 

Além das intenções de voto e do grau de conhecimento que a pessoa entrevistada tem em relação aos dois candidatos que disputam o segundo turno, o questionário da Quaest indaga se a escolha do voto é definitiva ou se ainda pode mudar e em quem o eleitor votou no primeiro turno.

Na quinta-feira (17), será a vez do Datafolha divulgar nova pesquisa de intenções de voto sobre a prefeitura de São Paulo. Em seu último levantamento, divulgado em 10 de outubro, o instituto apontou Nunes com 55% e Boulos com 33%.