O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chorou nesta sexta-feira (11) ao relembrar o incidente que vivenciou durante um voo no avião presidencial há 10 dias. O mandatário retornava do México ao Brasil quando o motor da aeronave apresentou uma pane, fazendo com que o piloto ficasse voando em círculos por mais de 4 horas para conseguir voltar ao aeroporto e pousar com segurança.
Lula deu seu testemunho sobre o ocorrido durante ato político em Fortaleza, capital do Ceará.
"Semana passada, fiquei quatro horas e meia dentro de um avião, que a gente não sabia se o avião ia cair ou não. O motor estava estragado e ficamos quatro horas e meia dentro do avião, rezando e pedindo a Deus que nos trouxesse com vida”, disse Lula aos prantos.
Veja vídeo:
Relembre o caso
O avião que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua comitiva apresentou uma pane em um dos motores logo após decolar do aeroporto da Cidade do México, no dia 1º de outubro. A falha técnica obrigou a aeronave a voar em círculos por quatro horas e meia, com apenas um motor em funcionamento, até realizar um pouso de emergência.
O incidente ocorreu por volta das 17h30, horário de Brasília, quando o presidente voltava ao Brasil após participar da posse da nova presidente mexicana, Claudia Sheinbaum. Logo após a decolagem, o piloto detectou o problema e enviou uma mensagem de emergência à torre de controle, identificando a aeronave pelo código BRS01. Ele solicitou autorização para realizar uma curva à direita e usou a expressão "pan-pan", indicando uma situação de urgência, porém menos grave que o "mayday".
O termo "pan-pan" é utilizado para sinalizar situações que exigem atenção imediata, mas que não representam risco iminente à vida dos ocupantes ou à integridade do voo. Pode ser acionado em casos como falhas em equipamentos não essenciais para o funcionamento da aeronave ou necessidades médicas a bordo.
Segundo a coluna do jornalista Jamil Chade, os passageiros relataram um "tranco" seguido de um ruído estranho logo após a decolagem, inicialmente confundido com turbulência. O presidente Lula foi chamado à cabine para receber explicações diretamente do piloto.
A aeronave pousou com segurança no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles (NLU), às 22h16, no horário de Brasília, a cerca de uma hora da Cidade do México. A Força Aérea Brasileira (FAB) investiga quais podem ter sido as causas para o incidente.