O avião que levava o presidente Lula (PT) da Cidade do México para Brasília apresentou problemas técnicos após ter decolado. De acordo com a nota emitida pela Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave permanece no ar até o início da noite desta terça-feira (1) para queimar combustível e retornar ao aeroporto.
De acordo com as primeiras informações divulgadas pelo governo federal, o avião que transporta o presidente Lula deve fazer novo pouso entre 21h30/ 22h (horário de Brasília). A aeronave reserva já está pronta para uso.
“Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília”, explicou a FAB, em nota.
A nota da FAB também informa que "a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México".
De acordo com especialistas em aviação, o sobrevoo para a queima de combustível é uma medida de segurança, pois os aviões decolam com um peso muito maior devido à quantidade de combustível, e pousar com esse peso é uma operação de risco.
De acordo com informações do Estadão, estão no avião a primeira-dama Janja da Silva, a ministra das Mulheres Cida Gonçalves, o diretor da Polícia Federal Andrei Rodrigues, o diretor de Política Monetária do Banco Central Gabriel Galípolo, e as senadoras Soraya Thronicke (União-MS) e Teresa Leitão (PT-PE).
O presidente Lula estava no México para acompanhar a posse da nova presidenta do país, Claudia Sheinbaum.
*Matéria em atualização