SUFOCO

Avião da comitiva de Lula voou por quase cinco horas com um motor só

Passageiros confirmaram terem ouvido um "tranco" após a decolagem

O presidente Lula, no avião presidencial, em foto de 2023Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en BRASIL el

Após apresentar um problema técnico, o avião em que estava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua comitiva precisou voar em círculos com apenas um motor funcionando por quatro horas e meia. 

A informação é da coluna do jornalista Jamil Chade. O avião pousou às 22h16 desta terça-feira (1º), no horário de Brasília, no Aeroporto Internacional Felipe Angeles (NLU), local que fica a aproximadamente uma hora da Cidade do México.

Segundo Chade, passageiros que estavam na aeronave relataram que o avião apresentou um "tranco" logo após decolar. Alguns pensaram que era uma turbulência, mas um ruído foi ouvido.

A Força Aérea Brasileira (FAB) aponta que as investigações serão realizadas a partir de agora, apenas com o avião em solo.

Pouso em segurança

Mais cedo, a FAB confirmou que a aeronave presidencial VC-1 havia apresentado um problema técnico após a decolagem, na tarde desta terça-feira (1º). Por conta disso, o avião precisou voar em círculos para despejar combustível, a uma altitude média de cerca de 3,8 mil metros do solo.

O presidente e sua comitiva vão embarcar em outra aeronave da FAB, de volta para Brasília, ainda nesta quarta-feira (2). Os procedimentos de segurança para a solução foram considerados bem-sucedidos.

Lula cumpriu agenda oficial no México por dois dias, comparecendo à posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaum. Estavam no avião, além de Lula, a primeira-dama Janja da Silva, a ministra das Mulheres Cida Gonçalves, o diretor da Polícia Federal Andrei Rodrigues, o diretor de Política Monetária do Banco Central Gabriel Galípolo, e as senadoras Soraya Thronicke (União-MS) e Teresa Leitão (PT-PE).